O andamento do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba recebe acompanhamento permanente dos agentes financiadores. Nesta semana, executivos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estiveram em Curitiba para a primeira missão de desempenho de 2023 do Projeto Inter 2. O BID é o financiador das obras de adequação do itinerário de duas das maiores linhas de transporte coletivo da cidade – a Linha Direta Inter 2 e o Interbairros II. No total, são US$ 133,4 milhões entre recursos do banco e contrapartidas do município.
O enfoque desta missão foi a análise e acompanhamento das questões relacionadas aos aspectos sociais e ambientais do programa.
“As exigências de ESG (Environment, Social and Governance) do BID são premissas inegociáveis do financiamento e nossa equipe de técnicos é altamente qualificada para prestar o atendimento à comunidade e aos diretamente impactados pelas obras”, explica Paulo Socher, coordenador da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (UTAG), setor responsável pela gestão dos contratos multilaterais do município.
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No escopo das salvaguardas de ESG, estão elencados temas como proteção da fauna e da flora, poluição sonora e de águas, além dos temas de segurança de trabalho e gestão de resíduos, entre outros. Na área social, a condução das desapropriações, reassentamentos temporários ou permanentes e o acompanhamento da rotina das obras durante a execução fazem parte do atendimento da unidade executora.
Além de rever os planos de reassentamento, a equipe de ESG percorreu o trecho dos lotes de obras do Inter 2/Interbairros II, identificando áreas sensíveis aos impactos das obras, como aumento de fluxo de veículos nas ruas, desvios e bloqueios futuros, acessos a comércio e residências e áreas de isolamento para segurança de moradores e operários. Todas os planos de ação para acompanhamento ambiental e social devem estar prontos antes do início das obras. As especialistas em ESG do BID também conheceram a Central 156, o principal canal de comunicação do cidadão com a administração pública municipal, e que é a ferramenta de monitoramento de opinião da comunidade sobre o projeto.
O Projeto Inter 2 tem sete lotes de obras. O lote 4.1, que corresponde a quase 1 km da Rua Roberto Barrozo, está com edital em andamento, com abertura das propostas no dia 23 de fevereiro. A Estação Protótipo Agrárias também já teve duas licitações publicadas, mas não houve empresas vencedoras. Ela volta ao mercado ainda no primeiro semestre de 2023, assim como os demais lotes.