Pinterest mira crescimento após IPO de sucesso

Depois de um IPO bem-sucedido, Pinterest foca em crescimento

O Pinterest vem crescendo a passos largos e, mesmo sem receber a mesma atenção da mídia que o Instagram, já tem mais de 300 milhões de usuários ao redor do mundo. A plataforma é conhecida por possibilitar a criação de mood boards, que são quadros visuais com diferentes temas, como decoração, comida, estilo de vida e viagens. Essa característica a torna uma opção para planejar e antecipar tendências do futuro, ao invés de se ater ao passado ou presente nas publicações de conteúdos.

Um dos fatores que estimulam a adesão ao Pinterest é o seu apelo universal em diferentes faixas etárias, ao contrário de outras redes sociais que são voltadas para públicos específicos. Além disso, a plataforma se destaca por ser um ambiente livre de polarização política e polêmicas, sendo utilizada pelos seus usuários para compartilhamentos e inspirações sobre decoração, receitas, arte, compras, entre outros assuntos amenos.

O uso da busca visual também tem aumentado a visualização dos produtos em 48%, garantindo uma taxa de permanência no site de empresas em 5%, o que contribui para um aumento de 9% no ticket médio. As organizações que investem em recursos visuais devem aumentar as suas margens de lucro em até 30% em 2021.

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A CMO do Pinterest, Andréa Mallard, tem enfrentado o processo de expansão com tranquilidade, buscando identificar os princípios de marcas a serem vivenciados na empresa e diferenciando a plataforma das demais redes sociais. O negócio tende a se desenvolver de forma sustentável, sem adotar medidas radicais que possam acarretar prejuízos para a sua marca.

O Facebook lançou o aplicativo Hobbi com o objetivo de frear o crescimento do Pinterest, mas a plataforma já é vista como uma forte ameaça para o Instagram, que é considerado o principal mecanismo de crescimento do Facebook. Com a implementação de estratégias de monetização, o Instagram pode se tornar uma plataforma de conteúdo eletrônico, no entanto, somente 10% dos usuários da plataforma usam o aplicativo para pesquisar por produtos, em comparação com 48% dos usuários do Pinterest.

Sem muito alarde, com uma estratégia discreta, o crescimento do Pinterest está impactando o mercado. Se por um lado os concorrentes precisam correr para competir com a plataforma, por outro a rede de compartilhamento de imagens se torna uma poderosa vitrine para os negócios voltados ao visual. Para as empresas que atraem clientes por meio de conteúdo visual, trata-se de uma ótima oportunidade para fazer branding, divulgações e aumentar o número de vendas.

As redes sociais têm sido aliadas para inovações estratégicas no mundo dos negócios. Entre as tendências para os próximos anos, estão os influenciadores digitais não humanos para melhorar o posicionamento da marca e o relacionamento com o cliente. Para ficar por dentro do desenvolvimento do Pinterest, vale a pena acompanhar a sua evolução discreta, que pode se transformar em uma marca global.

Fonte: gazetadobairro.com.br

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