Paraná supera Rio Grande do Sul em habitantes

Pela primeira vez, a população do Paraná vai ultrapassar o número de habitantes do Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira, dia 10 de agosto, por volta de 6 horas da manhã o número de habitantes dos dois estados se igualou com um total de 11.331.597 pessoas. Logo em seguida, no entanto o número de paranaense passou a superar o número de gaúchos. Pelo menos é este o cálculo apresentado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), com base nas projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esta ultrapassagem é explicada pela razão de que a população do Paraná vem aumentando mais do que o dobro da do Rio Grande do Sul, segundo o IBGE. A população do Paraná aumenta todo dia em mais 205,23 pessoas, enquanto o Rio Grande do Sul fica com 90,57 pessoas novas por dia.

Aqui temos um novo morador a cada 7 minutos e dois segundos, no Rio Grande do Sul, chega uma nova pessoa a cada 15 minutos e 55 segundos.

- Publicidade -

“O Rio Grande do Sul se encontra em um estágio demográfico mais consolidado, com menor taxa de fecundidade, maior expectativa de vida e um saldo migratório negativo, com mais pessoas deixando o Estado do que indo morar nele”, analisa Julio Suzuki Júnior, diretor do Ipardes. “O Paraná, embora esteja seguindo essa trajetória, ainda ganha população em um ritmo mais acelerado”, completa Daniel Nojima, diretor de pesquisas do Ipardes.

Mais detalhes em: http://www.paranacooperativo.coop.br/ppc/index.php/sistema-ocepar/comunicacao/2011-12-07-11-06-29/ultimas-noticias/114264-ipardes-parana-passa-o-rio-grande-do-sul-em-numero-de-habitantes

Compartilhe este artigo
adbanner