Importância do Business Intelligence para liderados

Líderes precisam mostrar a importância de Business Intelligence para os liderados

Business Intelligence para colaboradores: como incentivar a utilização e aumentar a capacidade criativa em seu negócio

Business Intelligence (BI) é um conceito conhecido por gestores modernos, responsável por criar estratégias administrativas, financeiras e operacionais que não seriam sequer imagináveis uma década atrás. No entanto, muitas empresas ainda limitam o acesso ao BI apenas aos diretores mais altos, deixando de aproveitar todo o potencial criativo e de resolução de problemas que os colaboradores poderiam oferecer ao negócio.

Líderes precisam mostrar a importância do Business Intelligence para os colaboradores

A popularização do BI mudou muito o perfil de liderança dentro das empresas, mas ainda é possível encontrar resistências em posições-chave de direção com conceitos ultrapassados do que esse poder significa. O verdadeiro poder desse conceito está na integração e na conexão entre ideias, insights e dados do máximo de fontes possíveis dentro e fora do escritório.

Para isso, gerentes de diversas camadas e, até mesmo, colaboradores que respondem a eles, precisam do mesmo acesso à Big Data do que os diretores mais altos. Em pesquisa feita pela Boston University, 47% dos profissionais em diversos níveis de atuação responderam que limitações de acesso ao BI podem diminuir sua habilidade de tomar decisões.

- Publicidade -

Portanto, é importante demonstrar o quanto o Business Intelligence passa a influenciar o trabalho de todas as esferas de um negócio e entregar as ferramentas necessárias para que eles possam fazer parte dessa estratégia.

Business Intelligence é uma ferramenta que pode ser usada todos os dias

Apesar de ser um assunto relativamente novo, muitas empresas tratam o BI como um processo especial, com uma série de precauções e limitações. É claro, a empresa precisa investir em infraestrutura e proteção para manter seguros seus ativos. Mas, a partir daí, é necessário conceder acesso simples e ágil a todo o poder que os dados dão para a tomada de decisões em qualquer cenário possível.

O segredo é saber controlar as informações, não impedir que os colaboradores as acessem. É mais uma ferramenta fundamental para o trabalho de todos, assim como um editor de texto ou planilhas. Só com essa nova percepção sobre o assunto é possível garantir competitividade no futuro.

Colaboradores precisam entender os benefícios acerca do Business Intelligence

Para que os colaboradores possam participar desse processo é preciso que eles entendam os benefícios do Business Intelligence em suas rotinas. Argumentar e ponderar argumentos é uma via de mão dupla. Por isso, é vital ter essa conversa e apresentar para todos os colaboradores os benefícios do Business Intelligence em suas rotinas.

A pesquisa estadunidense aponta os principais benefícios que podem ajudar nesse convencimento:

  • Investimento com retorno em todas as áreas: Gestão de dados são investimentos prioritários para a competitividade no futuro, pois dão mais retorno na medida em que são incluídos mais profundamente em toda a operação de um negócio.
  • Aprimoramento do relacionamento com o cliente: Permitir o acesso controlado ao BI em todos os setores facilita o alinhamento de estratégias e agiliza a adaptação a novas oportunidades de mercado, aumentando o lucro e reduzindo as vendas perdidas.
  • Uso mais consciente de recursos: O tipo de poder que, quando delegado, aumenta em muito a eficiência operacional de uma empresa.
  • Decisões de negócio mais rápidas e mais criativas: O verdadeiro empoderamento por Business Intelligence está no entendimento de que cada colaborador pode ser um líder de inovação em potencial.

Constante adaptação, cultura de inovação e criatividade são aspectos fundamentais para a competitividade do futuro. É impossível ter esse poder de transformação tão importante tentando acumulá-lo inteiramente em poucas mãos. O Business Intelligence para colaboradores é uma revolução disponível para todos.

- Publicidade -

Incentivar a utilização de Business Intelligence para colaboradores aumenta exponencialmente a capacidade criativa e de resolução de problemas em um negócio. Portanto, é importante que líderes mostrem a importância do Business Intelligence para os colaboradores e concedam acesso simples e ágil a todo o poder que os dados dão para a tomada de decisões em qualquer cenário possível. O futuro é de quem souber aproveitar as informações disponíveis para o sucesso de seu negócio.

Artigo escrito por Gazeta do Bairro.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na gazetadobairro

Compartilhe este artigo
adbanner