Equilíbrio entre vida social e trabalho é esperado por funcionários de empresas.

Funcionários de grandes empresas esperam encontrar equilíbrio entre vida social e trabalho

Atualmente, um dos temas mais discutidos no mercado de trabalho é o propósito. Muitos trabalhadores já não se contentam apenas com um salário maior ou uma carreira promissora. Eles desejam incentivos que vão além do tangível e desejam aproveitar a vida com suas famílias e amigos agora, e não apenas daqui a alguns anos. As grandes empresas, acostumadas a encarar a produtividade como sinônimo apenas de maior volume de trabalho, precisam se adaptar a essa mudança.

Porém, como fazer isso? Existem alguns princípios que norteiam a nova relação dos profissionais modernos com o trabalho. Neste artigo, mostraremos como oferecer o equilíbrio entre vida social e trabalho que os maiores talentos precisam para brilhar.

Colaboradores querem equilibrar vida social e trabalho

Os colaboradores não querem mais passar pela rotina desgastante que há alguns anos era considerada normal. Carga horária longa e pesada, muitas horas extras e poucas chances de efetivamente tirar férias são apenas alguns dos problemas enfrentados pelos trabalhadores. Porém, cada vez mais pessoas têm exigido tratamento diferente para seguir nas empresas.

- Publicidade -

Em resumo, os colaboradores querem uma divisão clara do expediente profissional e o tempo de afazeres pessoais. Eles querem passar tempo com a família, aproveitar hobbies e estudar (por livre escolha e não por imposição do chefe). Em outras palavras, os colaboradores querem fazer o que bem entender em seu tempo livre, sem ser interrompido com questões profissionais que nunca têm fim.

A necessidade de limites claros entre vida pessoal e profissional não deve ser confundida com preguiça ou falta de ambição. Os crescentes casos de crises de ansiedade e estafa pelo excesso de trabalho mostram que viver em função do emprego não ajuda na produtividade. Em casos extremos, profissionais competentes até recorrem ao uso de substâncias controladas para dar conta do ritmo acelerado e da pressão por alto desempenho. Por outro lado, quem consegue se distanciar do trabalho tem maior facilidade de oxigenar as ideias e produzir de forma mais atenta e criativa.

Horários flexíveis e home office ajudam a ter equilíbrio

Existem duas alternativas ótimas para as empresas que desejam oferecer maior equilíbrio aos colaboradores: horários flexíveis e home office. Muitas empresas até unem as duas alternativas para fortalecer mais suas propostas de equilíbrio aos profissionais.

Tanto os horários flexíveis quanto o home office priorizam a entrega em vez de a presença e demonstram algo que atrai todo colaborador: confiança na sua capacidade de realizar o que lhe foi delegado. Além disso, oferecer um ambiente mais flexível ajuda, em muitos casos, a diminuir as distrações e interrupções tão comuns ao ambiente físico da empresa.

Outro benefício do modelo home office é o espectro maior de opções de contratação. Se a vaga tiver a possibilidade de trabalho 100% remoto, profissionais do mundo todo poderiam ser contratados. Isso significa chances muito maiores de encontrar o melhor talento disponível e retê-lo por um longo tempo.

Cultura da empresa contribui para expectativa dos funcionários

A cultura da empresa tem um grande papel na busca pelo equilíbrio entre vida social e trabalho. A cultura começa com os líderes e se espalha para todos, em cada setor da companhia. A cultura dá o tom das expectativas que os funcionários terão sobre o que podem ou não fazer e isso deve ser um ponto de cuidado para tentar motivar os colaboradores. A linha entre conseguir resultados expressivos não pode ser embasada pela ideia de trabalhar sem parar.

- Publicidade -

Em primeiro lugar, é importante que os profissionais em posição de liderança saibam equilibrar as próprias vidas, entre o lado pessoal e o profissional. Além disso, não adianta nada oferecer opções de equilíbrio aos colaboradores e pressioná-los de maneira informal para não fazerem uso delas. Cada recurso disponibilizado tem de ser real, legítimo. Recompensar os colaboradores também deve ser algo prazeroso, não pesado.

A diversidade e o respeito precisam existir no nível das ideias e oportunidades. Quando um colaborador percebe isso é provável que seu desejo de continuar na empresa aumente.

Conclusão

O equilíbrio entre vida social e trabalho é algo que os colaboradores de hoje em dia estão buscando cada vez mais. As empresas que conseguem oferecer opções como horários flexíveis e home office saem na frente na hora de atrair e reter talentos. Além disso, a cultura da empresa é fundamental para criar um ambiente equilibrado, onde os colaboradores se sintam motivados e respeitados. Ao criar uma cultura de respeito, diversidade e equilíbrio, as empresas podem se tornar mais produtivas, criativas e atrativas para os melhores talentos do mercado.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na gazetadobairro

Compartilhe este artigo
adbanner