Eleições para Conselhos Tutelares

mao-gazeta-do-bairro

mao-gazeta-do-bairro

No próximo domingo, dia 4 de outubro, serão realizadas em todo o Brasil eleições para a escolha dos membros dos Conselhos Tutelares. Esta é a primeira vez que o processo acontece de maneira unificada no país, já que antes cada município fazia a votação em datas e formatos diversos
Deverão ser escolhidos conselheiros tutelares em 99,89% dos municípios brasileiros, num total de 5.956 Conselhos Tutelares.
No Paraná, os 399 municípios possuem ao menos um Conselho que é composto por cinco membros a escolhidos pelo voto, para o exercício de um mandato de quatro anos, a partir do dia 10 de janeiro de 2016.
Todos os brasileiros com mais de 16 anos e título de eleitor podem votar. Embora o voto seja facultativo, o Ministério Público do Paraná destaca a importância da ampla participação da população na escolha dos conselheiros, que são responsáveis pela fiscalização e cobrança, junto ao Poder Público, da implementação das políticas públicas e da melhoria das condições de atendimento às crianças e aos adolescentes, em cada município.

Participação
A participação na votação para eleger os conselheiros é muito pequena, conforme destaca a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba), Cátia Regina Jede. No último pleito, em 2013, apenas 24 mil pessoas votaram em Curitiba, o que representa menos de 2% dos eleitores.
Os conselheiros são os responsáveis por acompanhar o funcionamento adequado de todo o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. “São esses profissionais que atuam frente a um pai negligente, a uma mãe violenta, a uma criança que sofre abusos. Esses profissionais precisam receber apoio e reconhecimento maiores da sociedade, tendo em vista o trabalho que realizam”, pontua Cátia Jede.

- Publicidade -

Mais informações:
http://www.mppr.mp.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=6226
Onde e em quem votar em Curitiba?
Em Curitiba, o Comtiba divulgou em sua página, na internet, a relação de candidatos por regional, assim como os locais de votação. http://www.fas.curitiba.pr.gov.br/conteudo.aspx?idf=1224

 

 

Compartilhe este artigo
adbanner