Crianças aprendem a se comunicar usando sinais de Libras

criancas libras-gazeta-do-bairro

Primeira edição da Conversação em Libras para Curitibinhas, o primeiro encontro on-line contou com a participação do prefeito Rafael Greca, que saudou os curitibinhas em Libras. Curitiba, 20/08/2021. Foto: Hully Paiva/SMCS

Como comunicar o nome de cores, de animais e os sinais usados para frases como bom dia, boa tarde e boa noite fizeram parte da primeira edição da Conversação em Libras para Curitibinhas. Todas as sextas-feiras, a Central de Libras do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência vai promover encontros on-line com crianças, entre 7 a 12 anos, para ensinar noções da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

O primeiro encontro on-line foi feito às 14h desta sexta-feira (20/8) e contou com a participação do prefeito Rafael Greca, que saudou os curitibinhas em Libras.

- Publicidade -

“Uma alegria falar com vocês. É bom saber que esses curitibinhas estão aprendendo o alfabeto em Libras. Isso enche o meu coração de alegria”, disse Greca.

“Isso é uma coisa maravilhosa para inclusão”, completou o prefeito, que participou da conversa on-line pelo computador do Salão Brasil da Prefeitura.

A diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes, e a intérprete de Libras, Sandra Mara Mathias, também participaram do encontro on-line pela Prefeitura. As intérpretes Lidiane Rozendo Fernandes dos Santos e Daniela Cristina Silva Lima Ramos Guidugli comandaram a conversação direto da Central de Libras, no Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Vinte e quatro crianças acompanharam a primeira edição e puderam conversar com o ator Douglas de Souza Perez, que faz o personagem Curitibinha. O vereador Pier Petruzziello também entrou na conversa on-line e cumprimentou as crianças.

Os encontros on-line do Conversação em Libras para Curitibinhas serão feitos todas as sextas-feiras para as crianças inscritas no projeto. O link para as reuniões gratuitas é enviado para os cadastrados.

Segundo a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes, o projeto vai ajudar a ter mais inclusão na cidade. “Fiquei muito feliz, porque vocês se preocupam em aprender Libras para poder conversar com uma pessoa surda, ensinar seus amigos”, disse Denise.

- Publicidade -

Como participar

Informações sobre como participar da Conversação em Libras para Curitibinhas podem ser obtidas no e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (41) 99255-8206.

Adultos

Todas as quartas-feiras, das 9h às 11h, a Central de Libras também promove a Conversação em Libras On-Line . Este projeto é feito desde 2017 e é direcionado para qualquer pessoa que queira aprender sobre Libras. A participação é gratuita.

Em razão da pandemia, os encontros agora são feitos de forma on-line.

MARCADO: , ,
Compartilhe este artigo
adbanner