"Venho aqui nesta rua com frequência para entregar a merenda das crianças da escola. Antes, estava muito precária, igual a estrada de vila", lembrou ele. "Já reparei que várias outras ruas estão sendo asfaltadas. A gente anda em muitos bairros e vê a diferença", disse Mendes, motorista profissional há 5 anos.
Ele faz a entrega da alimentação das crianças da Escola CEI do Expedicionário, que fica na Rua Baldur Magnus Grubba, uma das dez que estão sendo asfaltadas no Novo Mundo. Ao todo, o serviço no bairro é executado numa extensão de 6.390 metros e o investimento é de R$ 4,6 milhões. Os recursos são de convênios feitos pela Prefeitura e também do tesouro municipal.Sinalização provisóriaNa Baldur Magnus Grubba, no cruzamento com a Rua Luiz Losso, foi feita a sinalização provisória, enquanto a segunda camada de asfalto não é colocada.
"Temos feito a sinalização horizontal (pintura) nesta fase para que todos identifiquem facilmente a preferencial", disse Guacira Civolani, engenheira da Secretaria de Obras Públicas, que coordena os trabalhos de pavimentação. A sinalização vertical é mantida durante todo o andamento do trabalho de revitalização. "Nós não tiramos as placas, que devem ser observadas e respeitadas pelos motoristas. O que indica a via preferencial é a placa, não a qualidade do asfalto", orientou.
O profissional autônomo Murilo Gregório da Silva, que mora na Baldur Magnus Grubba há 40 anos, aprovou a sinalização prévia, mesmo antes de o serviço terminar. "Esta esquina já teve muitos acidentes. Aqui tem muito movimento, passa carro, passa ônibus, é uma ligação importante", contou o morador da Vila Uberlândia. A linha de ônibus Portão é a que passa pela Rua Baldur Magnus Grubba.Bom para todosA merendeira Rosecleia Aparecida Santos Lemos trabalha no Colégio Estadual João Bettega. "A Rua João Surian ficou perfeita", afirmou ela, no ponto de ônibus por onde passa a linha Uberlândia.
Rosecleia lembra que na região tem ainda a creche Pimpão e a Escola Municipal Dr. Osvaldo Cruz. "Tanto faz se a pessoa tem carro ou anda de ônibus, tem filho na escola, na creche ou não. Rua bem asfaltada é bom pra todo mundo", resumiu.
Morador da Rua Djalma Ferreira Maciel há dez anos, o empresário Sidney Novaes Dias revela que o asfalto era uma necessidade há muito tempo. "Nós pedimos muito. Aqui tinha antipó com remendo e o ônibus Vila Cubas quase tombava na rua", conta ele. Também passam pela Djalma Ferreira Maciel as linhas Dom Ático e o madrugueiro São Pedro/Rio Negro.
O aposentado Ari Floriano morou toda a sua vida na Eloy de Assis Fabris, que também está sendo revitalizada. Ele disse que a rua é muito importante, não apenas para os moradores. "Aqui tem a Unidade de Saúde Vila Clarice, que atrai muita gente. Esta rua é também a ligação do Capão Raso com a Avenida Santa Bernadethe", explicou.
O empresário Fábio Cardoso aprovou a revitalização da Rua Abílio Holzmann, onde moram seus pais. "É uma questão de cuidado. A rua não estava legal", observou.Segunda camada de asfaltoQuase todas as vias que estão sendo renovadas no Novo Mundo ganharão na próxima fase dos trabalhos a segunda camada de asfalto, incluindo a Coronel Herculano de Araújo, entre a Rua João Surian e a Avenida República Argentina, e a Laudelino Ferreira Lopes, entre a Pedro Gusso e a Deputado Waldomiro Pedroso.
No final, é feita a sinalização definitiva, na qual é utilizado material termoplástico, mais resistente aos desgastes do tempo.
Entre as dez ruas em revitalização no Novo Mundo, a João Stenzowski e a Américo Vespúcio estão prontas, com as duas camadas de asfalto e a sinalização definitiva. Elas fizeram parte do primeiro convênio feito pela Prefeitura de Curitiba no início do ano.
Publicado em:
Atualizado em:
Autor:
Humberto Schvabe
Humberto Schvabe