Os paranaenses têm se mostrado conservadores também na escolha dos nomes de seus filhos. Segundo levantamento da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR), desde 2004, Maria é o nome preferido. Em 2015, 7.773 crianças foram registradas com esse nome. Completando o ranking dos mais procurados no ano, João apareceu em segundo lugar, com 5.885 registros (Ana em 2014) na terceira posição aparece Davi com 5.259 (João no ano anterior).
De acordo com o diretor de Registros de Títulos e Documentos da Anoreg-PR Arion Toledo Cavalheiro Júnior, observa-se que embora os nomes considerados em alta, geralmente utilizados em novelas, tenham influência, não são decisivos no momento da escolha. “No Paraná, ainda existe a tendência pelos nomes tradicionais, de origem religiosa. Além disso, muitos dos que lideram o ranking podem ser utilizados de forma composta para a formação de outros nomes, o que também justifica a sua grande utilização”, explica.
Da lista dos 10 nomes mais registrados nos últimos dois anos, observam-se apenas duas mudanças de nominações, além das alterações de posição. Em 2015, Laura e Alice entraram no ranking para a saída de Lucas e Júlia, que figuravam no top 10 de preferências no Paraná em 2014. Nomes como Pedro, Arthur, Miguel, Gabriel e Lucas também são recorrentes.
Publicado em:
Atualizado em:
Autor:
Humberto Schvabe
Humberto Schvabe