Ser Criativo

TB nova-gazeta-do-bairro

Já parou para analisar em quantas coisas você pensa por dia? A grande maioria apenas pensa, pensa, pensa e não toma nenhuma atitude. Se você teve uma ideia, porque não colocar em prática antes que alguém faça?
Ser criativo não se resume somente em ter ideias brilhantes, é preciso ter atitude também. A atitude é o que irá fazer a diferença. Separei algumas atitudes que certamente irão te ajudar a ser mais criativo.

1. Curiosidade
Ser curioso dá muito mais trabalho do que não ser, por isso poucas pessoas são realmente curiosas, pois exige permanente pesquisas, estudos e consumo de conteúdos para podermos entender melhor aquilo que nos cerca.
Você pode começar a ser curioso incluindo no seu repertório as seguintes perguntinhas, “por quê?” e “e se?”. Essas palavras tem um poder enorme para causar mudanças, use e abuse delas na sua vida, pois além de te fazer pensar de forma criativa faz outras pessoas terem a mesma atitude. Deixamos de usar essas perguntas à medida que vamos crescendo. Desperte o Zequinha adormecido dentro de você!

2. Cabeça aberta
Criatividade requer que você esteja com a mente aberta, olhos e ouvidos atentos para receber ideias a todo momento. Preconceitos, suposições e bloqueios certamente irão minar e enfraquecer sua capacidade em gerar novas combinações.

- Publicidade -

3. Julgamentos
Suspenda seus julgamentos para o momento certo, quando se está tendo uma chuva de ideias esse certamente não é o momento para começar a fazer julgamentos.

4. Ser flexível
Ser flexível está ligado à sua capacidade em se adaptar e também adaptar suas ideias de acordos com as situações apresentadas. Veja o problema por diversos ângulos e não apenas pelo ângulo que todos estão vendo.

5. Seja um aprendedor
Ser um bom aprendedor significa que você deve aprender mais, mais e mais, porém não as mesmas coisas, aprenda coisas novas e diferentes, afinal as melhores combinações são feitas entre conhecimentos que aparentemente não se combinam.

Thiago Kffuri
Professor e Palestrante especializado em Criatividade.
www.thiagokffuri.com.br

Compartilhe este artigo
adbanner