O Enem serve para conclusão dos estudos, veja como funciona

saiba mais gazeta do bairro-gazeta-do-bairro

Como obter certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem
Até 2008 o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) era a prova responsável por avaliar adultos que pretendiam conseguir um certificado de conclusão do ensino médio. Essa função foi repassada ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que também admite certificado do ensino fundamental. Atualmente, o Enceeja avalia apenas o ensino fundamental. As pessoas com mais de 18 anos (emancipados também precisam ter 18 anos) podem fazer apenas o Enem para obter os diplomas de ensino fundamental e médio.
A cada edição o Enem recebe mais inscrições de brasileiros que desejam um diploma de ensino médio, porém as dúvidas são muitas sobre esse processo. Existem regras a serem cumpridas e documentos a serem providenciados para que o certificado seja emitido. Vamos a elas:
Completar 18 anos até o dia da primeira prova do Enem;
Indicar na inscrição do Enem que deseja obter o certificado de conclusão do ensino médio;
Escolher na inscrição do Enem uma instituição certificadora (de preferência uma na sua cidade);
Obter, no mínimo, 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas do Enem e 500 na redação.
O segundo e terceiro requisitos devem ser marcados no momento da inscrição no Enem, na parte de “Informações do Ensino Médio”. O interessado na certificação deve marcar que não concluiu o ensino médio. Feito isso, aparecerá a seguinte pergunta: “Irá usar sua nota no Enem para obter certificado do Ensino Médio?”. O participante deve marcar “sim” e depois escolher onde pegará o certificado. A pergunta sobre o EJA não interfere na obtenção do certificado.
O interessado em obter o diploma do ensino médio deve procurar a instituição certificadora que escolheu no ato de inscrição do Enem, para solicitar o certificado. As instituições certificadoras só aceitam as notas do último Enem realizado, ou seja, quem pretende obter o diploma em 2016 deve mostrar os resultados do Enem 2015. No caso de outras edições do Enem, ligue no 0800 616161 ou procure a Secretaria de Educação da sua cidade ou Estado.
Os interessados em obter o certificado devem respeitar o cronograma, o horário de atendimento e os procedimentos estabelecidos por cada instituição certificadora. Com esse diploma também é possível concorrer a uma vaga na faculdade, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que são as vagas em universidades federais e estaduais e concorrer às bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos), além de também poder concorrer as vagas do PRONATEC, para os cursos técnicos.
As inscrições para o ENEM, iniciam a partir do dia 09 de maio e irão até 20 de maio.
Quer se preparar para tirar uma boa nota no ENEM?
Então procure o curso Saiba Mais nos fones:
(41) 3018-2500 ou WhatsApp: (41) 9572-3651

Compartilhe este artigo
adbanner