Tratamento diferenciado da coluna vertebral completa um ano em Curitiba

juk-gazeta-do-bairro

juk-gazeta-do-bairro  

O ITC Vertebral Curitiba (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral) que trouxe um novo conceito de tratamento não cirúrgico para doenças da coluna esta completando um ano de atividades, na capital paranaense, neste mês de maio. Trata-se de uma técnica pioneira chamada de RMA ou Programa de Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral para tratar hérnia de disco, espondilolistese e protrusão discal, degeneração de disco lombar e cervical, instabilidade vertebral e dores ciáticas decorrentes da má postura.
Segundo o fisioterapeuta e especialista em ergonomia Giuliano Martins, responsável pelo ITC Vertebral Curitiba (www.itcvertebracuritiba.com.br), “apesar do pouco tempo de implantação da técnica, o tratamento preventivo já está consolidado na capital paranaense, sendo reconhecido pela comunidade médica como um procedimento eficaz.” A técnica é usada em toda a rede do ITC no Brasil sendo que a primeira unidade, em Curitiba, foi instalada na Avenida Silva Jardim, 3161,( 41 3045-7272) no bairro Água Verde.
Além disso o fisioterapeuta Giuliano Martins ministra palestras educativas em empresas, entidades, órgãos públicos, orientando com base cientifica, de como cuidar da coluna no trabalho. Entre as inúmeras recomendações estão a utilização de cadeiras com regulagens de encosto e assento, o posicionamento da tela do computador que deve ficar na altura dos olhos para que a coluna cervical (pescoço) fique em posição confortável ou quando for dirigir, ajustar o banco e os espelhos de modo que a coluna fique totalmente apoiada e os braços e as pernas fiquem levemente flexionados. As palestras são ilustradas com filmes e material impresso, como o livreto “Dr. Coluna”, com informações objetivas.

Mesas exclusivas
O diferencial do tratamento está no uso das exclusivas mesas de tração eletrônica e flexão-descompressão. “Com as mesas, o tratamento é mais preciso, principalmente, na dosagem da tração. Assim, realizamos com mais exatidão a reabilitação do paciente, de forma personalizada para cada caso e sem ser um método invasivo como a cirurgia”, diz Giuliano Martins.
“Estas mesas proporcionam alívio imediato ao paciente e garante o seu retorno ao trabalho e a todas as suas atividades rotineiras”, diz o fisioterapeuta Giuliano Martins. “As mesas são exclusivas do ITC Vertebral e dispensam qualquer tipo de intervenção cirúrgica, além de proporcionar um tratamento indolor e eficaz”, conclui.

- Publicidade -

Manutenção com Pilates
O ITC recomenda a manutenção da saúde da coluna, mesmo depois que o paciente melhora da dor. Uma indicação é o pilates, que fortalece a musculatura e pode ser feito na própria estrutura do ITC Vertebral Curitiba, com o acompanhamento de fisioterapeutas especialistas também em Estabilização Vertebral, técnica esta que fortalece a musculatura profunda de toda coluna vertebral. “O pilates ajuda na força, flexibilidade e tonificação da musculatura, auxiliando na recuperação total do paciente e a Estabilização Vertebral visa dificultar que a dor e o problema voltem depois de um tempo”, enfatiza Martins.

Compartilhe este artigo
adbanner