Sucesso Empresarial

saiba mais gazeta do bairro-gazeta-do-bairro

A certeza do sucesso empresarial se deve, em muito, a capacidade do gestor de montar um planejamento financeiro. Para facilitar essa tarefa, elaborei dez dicas para o planejamento financeiro da sua empresa. Confira!
1. Entenda que uma empresa precisa de um tempo para começar a dar retorno financeiro: Ao iniciar um empreendimento, organize uma reserva para cobrir os custos da vida pessoal dos primeiros seis meses, ao menos.
2. Não negligencie o capital de giro: É preciso sempre dispor dessa reserva para não correr riscos de falência mesmo com a empresa apresentando lucro.
3. Estipule previsões: Talvez esse item deva ser realizado antes mesmo de abrir as portas. É preciso estipular previsões para entender qual é a capacidade da empresa gerar lucros.
4. Separe a vida financeira pessoal da vida financeira empresarial: Confundir a pessoa física com a pessoa jurídica quando se trata de recursos financeiros é um passo gigante para o fracasso empresarial.
5. Entenda o caixa da sua empresa: O caixa da empresa deve ser fechado diariamente com as entradas e saídas de dinheiro. O principal de tudo é ter clareza de onde veio e para onde foram os recursos do dia. É importante entender que parte desse valor deverá ser re-direcionado para a compra de um novo produto para a venda.
6. Saiba por quanto vender: Mesmo que a concorrência esteja praticando um preço muito baixo lembre que o faturamento depende de uma série de variáveis. Às vezes a concorrência está fazendo uma queima de estoque. Saiba que cada produto, além de trazer lucro, deve colaborar para cobrir os demais custos empresariais.
7. Cuidado com os juros: Quanto menos buscar financiamentos melhor. Porém, se essa necessidade existir, procure juros mais baixos e pagamento facilitado.
8. Cuidado com o estoque: Estoque grande com medo de ficar sem o produto? Existem dois problemas: o capital fica preso e produtos com risco de não vender
9. Aplique o cálculo do ROI: O retorno sobre o investimento, na prática, e a busca de qualquer empresa. Isso é a mesma coisa que entender que precisamos respirar para sobreviver. Fazendo o cálculo desse retorno saberá se o dinheiro aplicado na empresa está rendendo o esperado. Caso contrário, existe algo de errado.
10. Utilize planilhas que colaboram com o planejamento financeiro realizado de forma rotineira e organizada.

Daniel Dib é Administrador de Empresas e Coach Educacional da Empresa Curso Saiba

Compartilhe este artigo
adbanner