Paraná deve bater o recorde na safra de grãos 2014/2015

capa1-gazeta-do-bairro

capa1-gazeta-do-bairro

 

- Publicidade -

safra-gazeta-do-bairro

Com a previsão de um total de 38,3 milhões de toneladas de grãos – considerando a safra de verão, segunda safra e safra de inverno a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento prevê colheita recorde para a safra 2014/15. A estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura, a safra esperada é 7% maior que a do ano passado.
As chuvas intensas da primeira quinzena de julho deverão prejudicar a qualidade do milho de segunda safra e provocar perdas na produção de trigo. Mas não o suficiente para afetar o resultado da produção em todo o Estado, porque o clima pode mudar.
“O desenvolvimento das lavouras em campo, que são o milho de segunda safra e o trigo, ainda poderá surpreender para o bom ou para o ruim”, diz o diretor do Deral, Francisco Carlos Simioni. “Poderá haver compensações ou agravamento de perdas”, explicou ele.
A estimativa para a safra total de grãos 2014/15 leva em consideração a safra de verão, que já rendeu um volume de 22 milhões de toneladas liderada pela soja. A safra de verão já foi colhida.
Pela segunda safra, a estimativa é de 11,7 milhões de toneladas e o principal produto é o milho. O feijão da segunda safra rendeu volume de 389 mil toneladas e escapou da chuva. A produção já está colhida.
Resta agora a safra de inverno, estimada em 4,6 milhões de toneladas, tendo como carro chefe o trigo. A safra de inverno depende do comportamento do clima.
Segundo Simioni, o milho da segunda safra precisa ser colhido e o trigo precisa se desenvolver para, então, chegar ao resultado final. “Até lá poderá haver compensações de aumento de produtividade de determinadas regiões em detrimento de outras”, explicou Simioni.

 

Compartilhe este artigo
adbanner