Gustavo Fruet – Dever cumprido e novos desafios

Depois de 12 anos vivendo em Brasília, onde exerceu três mandatos de deputado federal, Gustavo Fruet retorna para Curitiba, onde retomará sua atividade profissional como advogado, além de manter a atividade política. “Concluo este ciclo com o sentimento de dever cumprido, gratidão aos que me apoiaram neste trabalho e entusiasmo para novos desafios”, afirma Fruet.
Fruet deixa o Congresso com uma visão crítica da atuação e dos limites do Legislativo. Para ele, os últimos anos caracterizaram-se por um processo de “aquietamento” e de perda de autonomia do Congresso. “O Executivo no Brasil sempre teve grande influência sobre a agenda do Legislativo, mas isto acentuou-se muito nas duas últimas legislaturas”, afirma.
O Congresso, avalia, também avançou pouco no sentido da transparência – um dos pontos centrais da campanha de Fruet quando disputou a presidência da Câmara, em 2007. “Esta, contudo, é uma tendência irreversível, pois a sociedade cobrará cada vez mais uma postura transparente de seus representantes”, acredita.
Por outro lado, afirma Fruet, seria injusto ignorar os avanços conquistados nos últimos anos por meio de votações no Congresso.

Compartilhe este artigo
adbanner