Cuidando do seu negócio

Você que já foi empregado ou um trabalhador autônomo e hoje decidiu tocar uma atividade empresarial; que possui um comportamento empreendedor e já entrou no mundo dos negócios. Você que tem iniciativa, já buscou oportunidades, enfrenta desafios e já correu riscos; que exige qualidade e eficiência e está comprometido com os esforços necessários para manter seus clientes satisfeitos.
Então? Você que já faz tudo isso muito bem e que já fez o mais difícil, que é montar o seu negócio, está convencido de que está exercendo pessoalmente a importante atividade de buscar mais informações sobre clientes, fornecedores ou concorrentes, investigando como fabricar um produto ou prestar um serviço, consultando especialistas para obter assessoria técnica ou comercial?
Já parou para refletir sobre como sua empresa está hoje em relação ao mercado em relação à sua atividade, quem são seus potenciais clientes, o que pensam de sua empresa, onde estão localizados e o que esperam de empresas como a sua? Faz divulgação ou propaganda de seus produtos ou serviços? Conhece sua capacidade de produção ou comercialização ou de prestação de serviços, controla a qualidade, busca constantemente a melhoria da forma de executar suas atividades? Conhece e utiliza as ferramentas básicas para o gerenciamento dos aspectos financeiros do seu negócio, calculando o preço de venda dos seus produtos ou serviços? Apurando corretamente os custos e fazendo previsão da quantidade e valor das vendas para um determinado período, controlando o caixa, remunerando o seu trabalho e sabendo diferenciar o que sobra na forma de lucro?
Se não tiver respostas adequadas para esses questionamentos, sua empresa não poderá planejar o futuro, e sem planejamento não há como ter segurança de estar percorrendo o caminho certo.
Porém, se faz tudo isso, terá uma base sólida para a tomada de decisões acerca do desenvolvimento do seu negócio, e estará alinhado com os empresários de sucesso, fortalecendo e aprimorando a sua empresa.

 

 

- Publicidade -

Santhorinny – Especializada em Atendimento a Micro e Pequenas Empresas
Av. República Argentina, 2510, cj. 19
Fones: 3045-9391 – 3045-9080 – 9971-8391
e-mail: [email protected]
• Primeiro atendimento sem custo

Compartilhe este artigo
adbanner