Esculpir o coração – Cláudia Honorato

Claudia-gazeta-do-bairro

Claudia-gazeta-do-bairro 

O talento de Michelangelo, tão evidente nas esculturas Pietà e Davi, levaram-me a pensar de que maneira podemos esculpir nossa própria vida.
“O escultor se volve do mármore para seu modelo, a fim de aperfeiçoar sua concepção. Todos nós somos escultores, que trabalhamos em formas variadas, modelando e cinzelando o pensamento. … Precisamos formar modelos perfeitos no pensamento e contemplá-los continuamente, ou nunca os esculpiremos em uma vida sublime e nobre”. A pensadora metafísica, Mary Baker Eddy, escreveu isso em um de seus livros.
Esculpir está relacionado com tirar o excesso, limpar e descobrir o que já existe. Ao refletir sobre emoções, pergunto-me se, assim como basta limpar uma janela suja para enxergar bem a paisagem, ao eliminar a irritação e o rancor, veria bem uma pessoa.
O que aconteceria se nos identificássemos mais com qualidades como a paciência e a alegria? Iríamos desenvolver um coração nobre, esculpi-lo, arrancar o que prejudica, limpá-lo e colocar nele somente qualidades que enriquecem. Com esse ideal podemos alcançar saúde e felicidade.
Em uma entrevista, a Dra. Mimi Guarneri, especialista em cardiologia e autora do livro El corazón habla (O coração fala), mostra a relação entre as emoções e o coração, como este se altera devido a elas. Segundo suas pesquisas, quando sentimos alegria, gratidão e emoções positivas, os batimentos cardíacos se harmonizam.
Muitas pessoas têm comprovado o ditado “querer é poder”. Para isso é importante que nos peguntemos: “Quero enxergar em mim problemas ou boas qualidades?”
Ideias para um coração saudável:
1 “Lançar fora” a irritação, a intolerância e o hábito de culpar-se a si mesmo.
2 Ver que esses sentimentos não pertencem à sua natureza espiritual.
3 Amar-se a si mesmo, despojar-se do que não serve e cultivar boas qualidades.
Esses passos fazem a diferença. Podemos caminhar rumo ao bem-estar. Manter esse objetivo no pensamento nos dá força para seguir adiante e alcançá-lo.

Claudia Honorato é Comitê de Publicação da Ciência Cristã no Chile.
E-mail: [email protected] Twitter: @puramentesana

- Publicidade -

 

Compartilhe este artigo
adbanner