Coronavírus avança para 20 cidades do Sudoeste do Paraná

capa 1-gazeta-do-bairro

A Prefeitura de Coronel Domingos Soares, município com pouco mais de sete mil habitantes, confirmou, nesta última semana do mês de maio, a identificação de sete casos de Covid-19. Somente um dos infectados reside no município, os outros trabalham numa empresa local e moram outras cidades, segundo nota divulgada pela Secretaria de Saúde.
Este caso exemplifica bem como o coronavírus está avançando sobre o Sudoeste, inclusive em municípios menores. Segundo o informe da Sesa, até ontem 19 cidades da região tinham casos da doença – mais Coronel Domingos Soares, que não constava no boletim. A doença já está em quase metade das cidades da região cerca de 60 dias.
Na última semana, as duas principais cidades, Francisco Beltrão e Pato Branco, tiveram juntas 11 novos casos confirmados e em municípios menores também houve novas confirmações nos últimos dias.
Capanema registrou o terceiro paciente sábado (está em casa, bem). Itapejara informou ontem pela manhã o contágio de uma agente de Saúde. De tarde foi confirmado, por teste rápido, um paciente de 48 anos, que está em isolamento domiciliar há oito dias. Em Mangueirinha foram dois novos pacientes em cinco dias e em Barracão os casos pularam de dois para quatro num intervalo de uma semana.
“Isso é um alerta para que as pessoas não levem toda essa situação na brincadeira, ainda tem muita gente de descuidando”, chamou atenção o prefeito Agilberto Perin, de Itapejara D’Oeste, ao informar sobre o primeiro caso do município, pela rádio. Saudade do Iguaçu, por exemplo, registrou seis casos em três dias, todos importados, de trabalhadores que estavam no Pará. Agora, as autoridades do município estão colocando quem chega de viagem em isolamento.
Apesar do aumento no crescimento dos casos, a adoção de quarentena antes de outras regiões e a flexibilização com o cumprimento de medidas de distanciamento e uso de máscaras podem estar contribuindo para que a proliferação da doença no Sudoeste ocorra numa velocidade menor. A região tem 66 casos contabilizados e o índice de incidência é de menos de 170 casos para cada milhão de habitantes, dez vezes menor que o do Brasil.

somma imoveis-gazeta-do-bairro

Compartilhe este artigo
adbanner