Conjuntivite pode ser covid-19

conjuntivite pode ser covid 19-gazeta-do-bairro

Segundo estudos, as crianças costumam apresentar mais sintomas oculares que adultos nesta nova onda da covid-19, provocada pela variante ômicron. Este é mais um dos sintomas que os pais devem ficar atentos.
Neste estudo, 22% das crianças tinham conjuntivite enquanto apenas de 1% a 3% dos adultos apresentaram sintomas oculares.
Segundo a oftalmopediatra Dra. Marcela Barreira, embora a conjuntivite não seja muito comum nos casos de covid-19, as observações relatadas desde o início da pandemia podem ajudar na orientação, prevenção e manejo da conjuntivite nas crianças.
“No verão, temos uma alta nos casos de conjuntivite nas crianças. A principal causa é a contaminação por vírus ou bactérias presentes na água de piscinas, praias, cachoeiras e rios. Portanto, é preciso calma e bom senso caso a criança apresente os sintomas da conjuntivite”, aponta.A conjuntivite pode ser viral, bacteriana ou alérgica. Os sintomas variam de acordo com o tipo, mas a vermelhidão está presente em todos os casos.
A vermelhidão é o principal sinal de inflamação na conjuntiva, a criança pode reclamar da sensação de ter areia nos olhos, lacrimejamento e secreção e pode levar até 14 dias para sarar.
Conjuntivite bacteriana é diferente das outras por trazer inchaço e secreção purulenta em abundância e ter menor duração (uma semana aproximadamente). Conjuntivite alérgica se apresenta com muita coceira, vermelhidão menos acentuada e sem secreção.
Caso a criança apresente sintomas da conjuntivite, a orientação é procurar o oftalmopediatra para o diagnóstico e tratamento corretos. Os pais não devem usar nenhum tipo de colírio sem a prescrição médica e isolar a criança, pois tanto a conjuntivite viral quanto a bacteriana são muito contagiosas.

conjuntivite pode ser covid 19 2-gazeta-do-bairro
conjuntivite pode ser covid 19 3-gazeta-do-bairro

Compartilhe este artigo
adbanner