Brincar é falta de seriedade

TB nova-gazeta-do-bairro

Hoje acordei com um pensamento rondando minhas ideias, brincar! Desde cedo estamos acostumados a ouvir frases como, “Ei! pare de brincar”, “Aqui não é lugar para brincadeiras”. A medida que vamos crescendo vamos também deixando de lado a brincadeira, o lado divertido da vida, afinal estamos ficando adultos e temos que nos comportar como tal.
A necessidade pode até ser a mãe da invenção, mas com toda a certeza o divertimento é o pai dela, quando estamos brincando baixamos nossas defesas, rompemos nossos bloqueios e não nos preocupamos com regras, exigências práticas ou se quer em saber se está errado ou não, queremos simplesmente brincar, nos divertir e nos “desligar” no mundo.
Sempre que pergunto para as pessoas quando e como elas têm ideais, geralmente escuto respostas como, “quando estou distraído”, “quando estou fazendo outras atividades”, “depois de uma ou duas cervejas”….Isso me leva a ver que falta brincadeira na vida das pessoas, afinal desde cedo aprendemos que ou você perde ou você ganha, mas quando estamos brincando a situação muda, ou você ganha ou você não ganha.
Pode parecer a mesma coisa apenas com palavras diferentes, porém a diferença é gigantesca, ao invés de sermos castigados pelos erros aprendemos com eles, sendo assim, quando ganhamos, ganhamos, mas quando não ganhamos aprendemos é ai que mora o segredo de toda brincadeira.
Observe as crianças brincando, descontraídas, elas ficam assim pelo simples falto que não estão nem ai para o certo ou errado, para imposições e suposições, simplesmente elas não possuem bloqueios o que permite que elas consigam brincar, criar e imaginar com uma facilidade invejável.
Muita gente acha que se você está se divertindo com alguma coisa pode não estar trabalhando de verdade, geralmente são aquelas pessoas que diz para você algo como “Pare com a brincadeira e volte ao trabalho!”. Muitas empresas atuais eliminaram a diversão e o humor do trabalho, sendo assim, eliminaram a criatividade junto. Ambientes de trabalho divertidos e descontraídos são mais produtivos do que os ambientes rotineiros, pessoas que se divertem no trabalho produzem mais ideias.
Da próxima vez que se deparar com um problema, brinque com ele, encontre várias respostas para ele, se não tiver nenhum problema para resolver aproveite para brincar com problemas que não são seus diretamente, por exemplo como resolver o problema do aquecimento global? e se acabasse toda água potável? Faça do seu local de trabalho um lugar divertido, um espaço descontraído e desfrute dos resultados que certamente vão brotar.

Thiago Kffuri
Professor e Palestrante especializado em Criatividade.
www.thiagokffuri.com.br

Compartilhe este artigo
adbanner