Reportagem: Fernando Plantes
O Brasil decepcionou mais uma vez o torcedor. Após três minutos iniciais arrasadores, a Seleção abusou de perder gols e de dar espaços ao atacante Luis Díaz. E o craque do Liverpool resolveu o jogo, virando a partida para a Colômbia, que venceu por 2 a 1 na noite desta quinta-feira (16) em Barranquilla.
A Seleção começou com tudo, pressionando na marcação e perdendo um gol com Vinícius Júnior com um minuto de jogo. E apenas três minutos foram necessários para Vini tabelar com Martinelli e o atacante do Arsenal abriu o placar. Depois de fazer 1×0, o Brasil reduziu o ritmo e foi recuando. Marcada com mais força, nossa defesa começou a bater cabeça e Alisson precisou trabalhar. Aos 27 minutos, Vinícius sentiu a coxa e foi substituído por João Pedro, atacante do Brighton da Inglaterra.
Na volta do intervalo os donos da casa voltaram pressionando. Mas o Brasil passou a chegar mais no ataque, levando muito perigo com Raphinha (que chegou a acertar a trave esquerda) e João Pedro. Do lado colombiano, Luis Díaz era perigosíssimo. E foi ele quem empatou, aos 29 do segundo tempo, de cabeça, aproveitando a defesa parada da Seleção. E também virou, outra vez na cabeça, entre Marquinhos e Emerson Royal. Fernando Diniz colocou Endrick, Pepê e Paulinho, mas a Seleção não teve forças para buscar o empate.
O Brasil segue com sete pontos, agora em cinco jogos. E está na quinta posição nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
A próxima partida do Brasil será na terça-feira (21), contra a Argentina de Messi, às 21h30, no Maracanã. Os atuais campeões mundiais também perderam na rodada, para o Uruguai em Buenos Aires.
FICHA TÉCNICA
ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO
1º Turno – 5ª Rodada
COLÔMBIA 2×1 BRASIL
Colômbia:
Vargas; Muñoz, Sánchez, Lucumí e Machado (Cristián Borja); Uribe (Sinisterra), Castaño (Lerma), Carrascal (Richard Ríos), James Rodríguez e Luis Díaz; Santos Borré (Córdoba).
Técnico: Néstor Lorenzo
Brasil:
Alisson; Emerson Royal, Gabriel Magalhães (Douglas Luiz), Marquinhos e Renan Lodi (Pepê); André, Bruno Guimarães e Rodrygo (Paulinho); Vinícius Júnior (João Pedro), Gabriel Martinelli e Raphinha (Endrick).
Técnico: Fernando Diniz
Local: Roberto Melendez (Barranquilla-COL)
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Martin Soppi (URU)
VAR: Leodán González (URU)
Gols: Gabriel Martinelli 3 do 1º; Luis Díaz 29 e 33 do 2º
Cartões amarelos: Sánchez (COL); Renan Lodi, Pepê (BRA)