Com 20 anos de atuação, Trupe da Saúde tem o objetivo de gerar mudanças no ambiente hospitalar, com intervenções artísticas que improvisam com humor, poesia e música. Durante pandemia, são realizadas atividades online

A Trupe da Saúde, grupo de palhaçaria profissional que completa 20 anos em 2020, lançou o primeiro podcast do Brasil feito por palhaças e palhaços que atuam em hospitais. A estreia do programa Trupecaste aconteceu em março, e coincidiu com a chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil. O objetivo é falar mais sobre o trabalho desenvolvido pela equipe, desde os bastidores das idas aos hospitais até o compartilhamento de histórias vividas pelo grupo nas visitas. Cada episódio aborda um tema diferente do universo da palhaçaria hospitalar e do trabalho realizado pelo grupo na interface entre arte e saúde.

Além disso, o grupo realiza quinzenalmentelivesno Facebook da Trupe da Saúde, por meio do qual qualquer pessoa pode assistir e interagir. 

No período de quarentena, quando não é possível realizar os encontros presenciais, a equipe vem buscando novos caminhos para se conectar com seu público, com o intuito de, mesmo de longe, levar alívio aos pacientes, familiares e profissionais da saúde. “É um desafio, porque trabalhamos com improviso diante do que nos espera nos encontros presenciais; nossa interação depende do que sentimos do ambiente hospitalar e respondemos de acordo com o que a situação pede e permite que seja feito: dependendo do estado emocional e de saúde, muitas vezes a alegria pode ser um tanto violenta num contexto de quarto de hospital”, comenta o coordenador artístico Hique Veiga. Ele ressalta a importância de haver profissionais capacitados e bem instruídos para a atividade. “Às vezes, uma música, um olhar, um silêncio é o que mais cabe em um quarto de hospital. O profissional precisa saber perceber isso”, conta. Todos os palhaços e palhaças da Trupe são profissionais formados, passam por um processo seletivo e recebem treinamentos na área.

A ideia de produzir um podcast surgiu em 2018, da vontade de se aproximar mais das pessoas impactadas pelo projeto; o que se tornou indispensável na atual dinâmica social. “Nosso intuito sempre foi oferecer uma possibilidade extra de contato com a Trupe, como escutar as palhaças e palhaços após uma visita, matar as saudades, rir junto, estreitar nosso vínculo com as pessoas que conhecemos durante o trabalho e mesmo nos apresentar um pouquinho mais”, conta Yara Rossatto, a palhaça Solara. “Com a pandemia e a transposição do nosso trabalho presencial parahome office, opodcastganha outra dimensão. Dividindo espaço com outros ações da Trupe, o Trupecaste passou a ser uma das formas possíveis da Trupe se fazer presente, mesmo que afastada temporariamente dos hospitais”. 

Além de podcast elives, os artistas da Trupe mantém proximidade dos pacientes por meio doblog. Nos relatos e poesias da página, as palhaças e os palhaços refletem sobre o universo da palhaçaria, sobre os encontros nos hospitais e sobre a pandemia. Os textos são compartilhados nas redes do projeto e servem como inspiração para pautas dopodcast. “Buscamos a todo momento ser mais efetivos no contato com o público, e entendendo esta nova dinâmica”, completa Rossatto. Os interessados em ouvir o Trupecaste podem encontrar o canal no Deezer, Spotify, Apple e Google Podcast.

Lives 

A série de lives chamadaSala de Espera, é realizada quinzenalmente na página da Trupe da Saúde no Facebook. Os encontros abordam os mais diversos temas, como culinária, artesanato, saúde, hidroginástica, entre outros. O próximo programa será realizado na próxima sexta-feira (26), às 15h, sobre inovações tecnológicas da comunicação.

Sobre a Trupe da Saúde

A Trupe da Saúde atua desde 2000, levando a arte da palhaçaria, do improviso e da música a cinco hospitais de Curitiba. O projeto conta com uma equipe de palhaças e palhaços profissionais que, por meio da interação e da relação com pacientes, acompanhantes e profissionais dos hospitais, busca provocar uma mudança no ambiente hospitalar. Os encontros apontam para uma transformação no ânimo de pacientes, maior colaboração e melhor relacionamento com a equipe médica, enfermagem e familiares. A iniciativa já impactou mais de 390 mil pessoas, entre pacientes de todas as idades e profissionais da saúde, nos 20 anos de atuação.

O projeto é realizado pela ONG Unicultura - Universidade Livre da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, contando com patrocínio das empresas: Fertipar, Worker, BD, Saporiti do Brasil, Brose do Brasil e Unimed Curitiba e apoio da 5àSec e Kaiut Yoga.

Compartilhe:
Publicado em:
Atualizado em: