Universidades abrem as portas para adolescentes acolhidos pela FAS

fas 5web-gazeta-do-bairro

Quinze adolescentes acolhidos em unidades da Fundação de Ação Social (FAS) deram início, nesta quarta-feira (12/9), ao projeto Uniforça. A ação é uma parceria da 2a Promotoria da Infância e da Juventude do Ministério Público Estadual com a FAS, além de três instituições de ensino superior, para melhorar o rendimento escolar dos participantes nas áreas de Português e Matemática.

A abertura das atividades aconteceu na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPr), com um tour por laboratórios e espaços coletivos do local. A programação vai até o fim do ano letivo para 15 dos 26 estudantes selecionados para dois encontros semanais na UTFPr. Os demais cumprirão programação semelhante na Universidade Tuiuti e na Pontifícia Universidade Católica.

A representante do diretor-geral da UTFPr, Rossana Finau, recepcionou os estudantes, ao lado da coordenadora do projeto na universidade, Andrea Kominek. “Espero que vocês amem a Literatura”, desejou Rossana, professora de Letras. Segundo Andréa, além das disciplinas objeto da parceria, é possível que os adolescentes da FAS tenham acesso a áreas pelas quais eles revelaram interesse, como a de Robótica.

- Publicidade -

Os participantes também terão aulas com acadêmicos, como a estudante do curso de licenciatura em Letras de Português e Inglês Virgínia de Melo Borges e Silva.

“É uma forma de retribuir à sociedade por estudar em uma universidade pública, além de ampliar minha vivência de sala de aula”, diz Virgínia, que se formará no fim deste ano.

Unidades de atendimento

Os participantes do projeto Uniforça moram provisoriamente em seis unidades de acolhimento, oficiais e parcerias da FAS, por determinação judicial. Curitiba atende hoje 490 crianças e adolescentes em medida protetiva de acolhimento, sendo que 250 deles são adolescentes. Há locais específicos para crianças e adolescentes, de acordo com a faixa etária e o sexo.

Compartilhe este artigo
adbanner