A tecnologia e o comportamento

hs-gazeta-do-bairro

Os encontros e desencontros da humanidade dentro desta “sociedade pós-moderna’, ou “sociedade tecnológica”, com predomínio das relações virtuais, ao mesmo tempo em que joga ao chão muitos dogmas do comportamento arraigado neste longo período sem computador, também vai criando novas regras.
São mudanças naturais, resultado do desenvolvimento humano. Só que além da área tecnológica temos de manter nossa atenção para outros setores como o estudo das relações e do comportamento humano.
Na condição de “racionais”, com possibilidade de avaliar nossas ações antes de executá-las, precisamos sustentar esta reflexão também na importância de exercitar esta capacidade visando um convívio mais saudável e respeitoso. Lembrar por exemplo que é mais fácil lutar por aquilo que consideramos correto do que colocar isto em prática; ao invés de dizer o que penso, emitir uma opinião que possa atender a quem desejo agradar; concordar e destacar uma ação que sei ser incorreta, etc. Moral dupla e falha de caráter: prega a atitude correta, enquanto persiste no erro. Já li muito por aí que caráter é aquilo que fazemos quando ninguém está olhando. Ele é também o nosso maior legado, muitas vezes negligenciado em troca de oportunidades.
Fugindo a estes princípios vamos encontrar muita gente deixando de ser o que é na verdade para conseguir estar onde lhe convém. Este é o resultado do imediatismo subserviente manifestando-se com o objetivo de defender os interesses de curto prazo. Continuamos pregando o “bom caminho” ao mesmo tempo em que escapamos por atalhos para ficar onde tem o melhor para hoje.
Este pensamento é importante para todos, mas fundamental para quem trabalha com comunicação e em especial para a geração das redes sociais, onde, com possibilidades globais, uma minoria pode influenciar a maioria; uma pessoa pode predominar sobre o grupo, sobre sociedades, sobre o mundo. Com uma simples postagem atingindo bilhões de indivíduos.
Por isto não acredite em tudo que chega até você pelas redes sociais. E faça sua parte: antes de repassar uma postagem confira se ela é verdadeira ou não.

Compartilhe este artigo
adbanner