Tarifa zero em Curitiba: Realidade ou sonho

Herivelto 3-gazeta-do-bairro

Com a pergunta: se é possível nesses locais, por que nós também não?
O vereador e jornalista Herivelto Oliveira está propondo um desafio para que Curitiba implante a tarifa zero para o transporte coletiva.
Sua ideia é chegar com este projeto ao ano de 2025 quando a URBS assina novo contrato para a exploração do transporte coletivo da cidade. Seu desafio e zerar ou subsidiar o custo que estimado na casa de R$ 1 bilhão por ano. As ideias giram do pagamento direto pelo município, exploração de publicidade, doação de empresas e é claro a indispensável revisão das “famigeradas” planilhas de sustos.
O edil cita cidades que baratearam a passagem ou criaram a tarifa zero: como Ivaiporã e Araucária; Perth na Austrália, Talín na Estônia, Dunquerque na França, Baltimore e Miami nos Estados Unidos. São poucas e algumas tem tarifa zero, linhas ou em todo o sistema.
A iniciativa de Herivelto, a princípio, soa um tanto teórica. No entanto, do lado prático leva a sugestão para que a Prefeitura desenvolva um “amplo estudo” sobre a tarifa zero COM a URBS, Câmara Municipal, AS empresas e também os usuários.
Dentro do seu tempo o vereador fecha sua ideia justificando que “pensar diferente move o século XXI e é assim que empresas como Google, Facebook, Netflix, Uber e tantas outras, estão entre os maiores players mundiais, oferecendo mais por menos”.

bom jesus 330-gazeta-do-bairro

Compartilhe este artigo
adbanner