Saúde mantém plantão de final de semana

Mais de cem estabelecimentos comerciais e de serviços autuados e 27 mil quilos de alimentos inutilizados por estarem impróprios para consumo são alguns dos resultados do plantão da Vigilância Sanitária Municipal, que desde meados de dezembro atende nos sábados, domingos e feriados. A informação é da chefe da área de alimentos da Vigilância Sanitária, Ana Valéria Carli.
O plantão é fruto de sugestão do Conselho Municipal de Saúde, para proteger os consumidores nos dias da semana em que eles têm mais tempo para o lazer e os cuidados pessoais. “Cientes disso e contando com a desatenção dos clientes, maus comerciantes ou gerentes de serviços aproveitam para descarregar produtos vencidos ou em más condições higiênico-sanitárias, o que não pode ficar impune”, explica Ana Valéria.
Rotina – As equipes de atendimento atuam das 8h às 18h e podem ser acionadas pelo público por meio do serviço telefônico 156, da Prefeitura. As denúncias referentes a inspeção sanitária têm prioridade e são imediatamente notificadas ao plantão. Assim, os fiscais podem se deslocar prontamente até o local indicado, averiguar a denúncia e aplicar as medidas cabíveis.
Desde 12 de dezembro, foram inspecionados 138 locais: 119 supermercados, sete salas de cinema, sete peixarias, dois shopping centers, um salão de beleza, uma feira especial e dois restaurantes. De todos os locais inspecionados, 40,88% não apresentaram irregularidades que pudessem ser comprovadas na chegada das equipes de fiscalização.
No entanto, foi necessário aplicar 108 autos de infração (porque os estabelecimentos já haviam cometido a infração) e 26 termos de intimação (quando o local apresenta alguma irregularidade, ainda não houve a infração mas ela pode ocorrer em função dessa irregularidade). Também ocorreu a interdição de cinco equipamentos de refrigeração de alimentos.
Estabelecimentos – No último final de semana, por exemplo, denúncias levaram à autuação de três supermercados que vendiam produtos alimentícios com prazo de validade vencida. Além disso, foram apreendidas e inutilizadas 15 toneladas de queijo clandestino, estocadas em uma residência.
As reclamações dos usuários referem-se predominantemente à validade, apresentação e conservação de alimentos. Porém, o plantão já recebeu e comprovou denúncias sobre reutilização de materiais e produtos vencidos em um centro de estética e também sobre a higienização de óculos 3D, usados nos cinemas.

Compartilhe este artigo
adbanner