Profissões de futuro

TB nova-gazeta-do-bairro

Você já percebeu como as profissões tem se modificado rapidamente? Novas profissões estão surgindo a cada dia, bem como muitas estão entrando em extinção ou simplesmente já não existem mais. E o que a criatividade tem a ver com isso? Absolutamente tudo!
Criamos máquinas para fazer serviços mais rápidos e de forma mais eficaz também, porém quanto mais máquinas dessas criamos e colocamos no mercado mais empregos estram em extinção. Quando foi a última vez em que você foi em uma locadora?
Depois de mais de 100 anos da invenção do automóvel chegamos à conclusão que nós, seres humanos, não somos bons motoristas, logo, criamos o carro autônomo. O Google vem testando com grande sucesso seus carros autônomos, a Volvo já possui modelos com acionamento automático dos freios evitando diversas colisões, a Nissan com o projeto do Pivo foi mais além ainda e desenvolveu pra lá de inteligente. Tudo isso mostra que realmente não somos bons motoristas, mas não só isso, até as pequenas máquinas tornam nossa vida mais fácil e mais rápida em certas atividades, ou você ainda faz contas no papel ao invés de usar uma calculadora?
Reflita por alguns momentos o que você faria se sua profissão ou emprego fosse extinto nesse momento. O que você faria?
Temos que educar as pessoas desde pequenas para serem criativas, temos que educá-las para solucionar problemas e não para dar sempre a resposta certa e esperada. Em resumo se você não tem a intensão de ser substituído por uma máquina seja CRIATIVO!

Thiago Kffuri
Professor e Palestrante especializado em Criatividade.
www.thiagokffuri.com.br

Compartilhe este artigo
adbanner