Poder

cabeca pedro-gazeta-do-bairro

Esse desejo pelo poder é a grande doença que assola o homem. E todos os sistemas educacionais, todas as religiões, todas as culturas e sociedades servem como apoio total a essa doença.
Todos querem que seu filho seja o maior homem do mundo. Basta ouvir mães falando sobre seus filhos, como se todas tivessem dado à luz a Alexandre, o Grande, Ivan, o Terrível, Joseph Stalin, Ronald Reagan…
Sete bilhões de pessoas estão correndo em direção ao poder. É preciso compreender que esse enorme desejo de poder é resultante de um vazio interior.
A própria palavra “Poder” significa “Sobre Alguém”. Mesmo as pessoas de grande esclarecimento não foram capazes de enxergar.
Esse mundo é dominado por pessoas que são basicamente inferiores, mas que estão tentando encobrir a inferioridade com algum tipo de poder, qualquer tipo de poder. E criam muitas maneiras, sem dúvida, nem todo o mundo pode ser o presidente de um país, então, o país é dividido em estados, daí, muitos podem ser governadores e ministros-chefes. Depois dividem o trabalho do ministro-chefe, de modo que muitos podem ser ministros de gabinete e, inferiores a estes, muitos podem ser ministros de estado. Toda essa hierarquia é constituída de gente que sofre de complexo de inferioridade. Do peão mais baixo ao presidente, todos estão doentes da mesma doença.
As pessoas comuns, naturalmente não tem o poder. Elas apenas observam as pessoas poderosas de longe e pensam: “Se eu também tivesse recebido essa honra, esse reconhecimento, também seria alguém. Eu deixaria minhas pegadas nas areias do tempo”. Tornam-se intrigadas com o poder. Mas basta olhar para aqueles (como Gautama Buda) que nasceram no poder e renunciaram a ele para ver que é um exercício de extrema futilidade. A pessoa ainda permanece a mesma por dentro. Mesmo que tenha bilhões de dólares, isso não vai provocar nenhuma mudança em seu interior.
Somente a mudança, a transformação dentro de si, é que trará a Paz. A partir da Paz virá o amor, dessa Paz virão a dança, as músicas, a criatividade, mas apenas evite a palavra “Poder”.

Compartilhe este artigo
adbanner