MP-PR propõe ação contra empresa de ônibus por poluição ambiental

Acusada de ser responsável por diversas formas de poluição – do solo, de lençóis freáticos, do ar e sonora -, a Auto Viação Mercês – nome fantasia das empresas de ônibus São Braz Ltda e Orlando Bertoldi & Cia. Ltda, foi denunciada pela Promotoria de Justiça de Proteção do Meio Ambiente de Curitiba. Esta apresentou ação civil pública contra a empresa e também requereu liminarmente a condenação a Auto Viação Mercês à suspensão de suas atividades até que regularize a situação.
As notícias de poluição praticada pela empresa começaram a ser investigadas pelo MP-PR em 2003. Desde então, a Promotoria de Justiça realizou visitas técnicas em que comprovaram diversas irregularidades. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi acionada e iniciou-se um processo administrativo para a regularização dos problemas, através de Termos de Ajustamento de Conduta firmados com o Município. Ocorre que a Auto Viação Mercês não cumpre as determinações na sua totalidade e a poluição e contaminação do meio ambiente prossegue.
Apesar de inúmeras notificações ocorridas desde o início de 2003 (mais de 7 anos atrás), as irregularidades no desenvolvimento das atividades das empresas não cessaram.

Compartilhe este artigo
adbanner