Governo anuncia pacote de medidas na área da educação

O Governo do Estado divulga até o fim de fevereiro o cronograma de contratação de 3.000 professores aprovados no concurso público de 2007. A medida faz parte do conjunto de ações anunciadas para atender a uma das prioridades do governador Beto Richa, que é a melhoria na qualidade do ensino público.
A contratação foi precedida de uma série de medidas emergenciais que, tomadas nos primeiros dias de governo, permitiram que todas as escolas da rede estadual já estejam funcionando em plena normalidade.
“Nossa primeira preocupação foi garantir as condições para o início do ano letivo. Hoje, (…), temos um quadro de normalidade no funcionamento das escolas, com professores em sala, merenda em dia, alunos transportados e um grande esforço para promover, de imediato, as melhorias estruturais que são necessárias nas escolas”, afirmou o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns.
Entre outras medidas, o governo contratou 9,5 mil professores aprovados no Processo Seletivo Simplificado. Também antecipou o pagamento da primeira parcela e corrigiu em 15% o valor do Fundo Rotativo, repassado às escolas para aplicação em pequenos reparos e aquisição de materiais de expediente e limpeza.
Outra decisão importante, bastante comemorada pelas prefeituras, foi a de dobrar o valor do repasse de recursos para o transporte escolar, de R$ 27 milhões para R$ 54 milhões. Além disso, foi criado o Comitê de Estudo de Transporte Escolar, que até a metade do ano concluirá os estudos para apurar os custos reais do serviço. O Comitê é integrado por representantes da Secretaria da Educação e pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Estamos corrigindo várias distorções que encontramos no sistema público de educação”, informou Arns.

Compartilhe este artigo
adbanner