Conheça mais a vida da mosca

mosca-gazeta-do-bairro

Nos seus parcos 30 dias de vida, as moscas tem uma vida de metamorfoses interessantes. Do ovo à forma adulta, até saírem voando por aí, parando para comer fezes ou lixo de vez em quando, elas não tem uma vida nada fácil. Integrantes da ordem Díptera (duas asas), como os colegas mosquitos, elas acabem sendo confundidas entre as cerca de 150 mil espécies, (mutuca, mosca-varejeira, mosca-das-frutas, mosca-doméstica). As moscas estão onde existir gente. Marcam presença em áreas urbanas, rurais, ativas durante o dia todo, só parando à noite pra sua dormida normal. Ah elas adoram ambientes sujos, onde tem matéria orgânica se decompondo. Assim, as moscas levam sujeira para todo lugar – alimentos podem ser contaminados com bactérias e outros microorganismos patogênicos, propagando doenças como diarreia, cólera ou febre tifóide.
Mas como em tudo, nem todas são prejudiciais ao homem. Algumas são empregadas como agentes de controle biológico de pragas. E outras, como a Drosophila (mosca-das-frutas), são utilizadas como animais experimentais em estudos genéticos. Tem ainda aquelas da que atuam como polinizadoras.
Antes de criar suas asas para poderem voar, as moscas passam por três fases: ovo, larva e pupa.
Colocam por volta de 120 ovos, com menos de 1 milímetro cada em cima de locais onde exista matéria orgânica fermentável, como fezes ou lixo – depois de 8 a 24 horas, a larva, com uns 3 milímetros, quebra a casa do ovo e nasce, começa a comer o que vê pela frente e no terceiro dia sua camada externa endurece e forma uma espécie de casulo. O casulo se enterra no solo, onde fica de três a seis dias imóvel e sem se alimentar. É a fase pupa das moscas, dali completa o ciclo virando adulto, com 5 a 8 milímetros de tamanho e 30 gramas de peso, ganha asas e está pronto ficar por ai nos “incomodando” por mais uns 25 dias, quando morre.
Com visão em 360º e as moscas tem as asas mais ligeiras da categoria.

Compartilhe este artigo
adbanner