Qual é o primeiro aplicativo que você instala na hora que tem em mãos um celular novo? Se eu tivesse que chutar, diria que é o WhatsApp. Na verdade, esse chute é bem consciente, já que 1,3 bilhões de pessoas usam o app no mundo inteiro. Sabemos que o Whats é uma ferramenta que facilitou a comunicação, mas você sabia que ele agora também vai facilitar a vida da sua empresa?
Não estamos falando só de grupos com seus clientes, ou talvez de um WhatsApp da empresa. Agora a plataforma oferece outro tipo de aplicativo, o WhatsApp Business.
O app é para qualquer empresa que queira se comunicar via mensagem com o cliente, mas só está disponível para o sistema Android, por enquanto, e continua totalmente gratuito. O aplicativo facilita a conexão entre as empresas e seus clientes e os 1,3 bilhões de usuários que possuem interesse na empresa.
Como funciona o WhatsApp Business?
O aplicativo oferece um perfil empresarial, que ajuda os clientes com informações úteis da empresa como uma descrição comercial, e-mail, endereço com mapa, respostas automáticas e atalhos.
Novidades do WhatsApp Business
Uma das maiores diferenças entre o WhatsApp e o WhatsApp Business é a ferramenta de mensagens inteligentes por meio de um chatbot, que responde automaticamente as perguntas feitas no app. Ainda não é uma inteligência artificial, mas já dá uma boa agilizada. Confira as novas funcionalidades:
Mensagem de ausência: esta funcionalidade permite criar uma mensagem personalizada que o WhatsApp vai responder automaticamente quando algum cliente enviar mensagem. Podem ser configuradas de três maneiras: responder sempre, responder apenas em um horário programado ou responder sempre que receber uma mensagem fora do seu horário comercial.
Mensagens de saudação: para apresentar-se aos clientes com uma mensagem.
Respostas rápidas: para que saibam quando você estiver ocupado e agilizar as respostas mais comuns aos seus clientes.
Outra novidade interessante, agora o app também disponibiliza estatísticas sobre as mensagens. Com uso de uma análise métrica simples, o app consegue fornecer, por exemplo, o número de mensagens que foram lidas para que você possa entender o que está funcionando para sua empresa.
Como configurar mensagens automáticas no WhatsApp Business
Para criar estas mensagens basta entrar nas configurações > configurações da empresa do WhatsApp Business, e inserir o atalho para cada resposta rápida. Por exemplo, sua empresa é um restaurante e as pessoas sempre perguntam qual o horário de atendimento. Você pode criar uma resposta rápida assim “/hora” como o atalho rápido e personalizar sua mensagem. “Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta das 11h às 15h. Te aguardamos para almoçar conosco. Você gostaria de reservar uma mesa?”.
O App para negócios não exclui a sua conta pessoal
Sabe como no Facebook, quando você troca de conta para postar com a página da empresa e depois volta para sua página pessoal? Então, é o mesmo princípio. Não será necessário baixar um novo aplicativo e criar uma outra conta. A sua conta será listada como comercial, e assim o cliente vai saber que ela a “oficial”.

Link do post completo

Apresentamos a vocês o WhatsApp Business