Aulas e atividades esportivas gratuitas da Prefeitura de Curitiba voltam na segunda-feira (24/7)

atividades esportivas gratuitas
Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Na próxima segunda-feira (24/7) os mais de 30 mil alunos inscritos nas 82 atividades esportivas gratuitas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude retornam das férias de inverno e voltam a praticar esporte e atividade física em 38 equipamentos públicos nas dez regionais da cidade.

- Publicidade -

As aulas voltam depois de duas semanas, período em que os professores da Smelj foram capacitados com novas metodologias de trabalho e vários equipamentos receberam melhorias para a prática esportiva.

Segundo o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Junior, essas duas semanas de paralização são importantes para os professores e alunos. “Temos a oportunidade de conhecer novas metodologias para melhorar cada vez mais o atendimento. Além disso nossos alunos renovam as baterias e voltam mais empolgados”, disse o secretário.

Em virtude dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023, excepcionalmente, as atividades diárias terão início às 11h do dia 24/07, visto DECRETO Nº 1230, havendo reposição das aulas conforme organização dos núcleos regionais.

Vagas disponíveis

Quem ainda não está inscrito nas aulas oferecidas pela Smelj para o segundo semestre ainda do tempo de escolher uma atividade e se matricular.

Entre as práticas oferecidas em equipamentos da Prefeitura – como Clubes da Gente, Centros de Esporte e Lazer, Centros da Juventude e Ruas da Cidadania – estão ginástica, zumba, capoeira, treinamento funcional, natação (raia livre – apenas para alunos que sabem nadar), hidroginástica,  alongamento, musculação, pilates, voleibol, ciclismo, boxe, karatê, skate, basquete, handebol, BMX, escalada, escalada esportiva, badminton, bocha, hip hop, ioga, corrida e caminhada.

As atividades são inclusivas, com turmas para crianças, jovens, adultos e idosos. A frequência também é grátis e autorizada quando os interessados, depois de se cadastrarem e escolherem modalidade, local e horário, forem aprovados na avaliação física agendada. No momento dessa avaliação, idosos e pessoas com doenças crônicas ou deficiência devem apresentar atestado médico de aptidão física.

- Publicidade -

Como se matricular nas atividades esportivas gratuitas

Para tornar-se um aluno é preciso se registrar no e-Cidadão, o cadastro único do Município de Curitiba, fornecendo o número do CPF e escolhendo uma senha.

Depois, o interessado acessa a Área do Aluno no portal Curitiba em Movimento, escolhe a atividade do seu interesse e o centro esportivo que quer frequentar. Se houver vaga disponível, já faz inscrição e agenda a data para avaliação física.

A participação nas aulas é autorizada quando os interessados forem aprovados na avaliação física agendada. 

 As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Compartilhe este artigo
adbanner