SAP busca migrar para HANA em nova versão de software.

Os esforços da SAP para emplacar a migração para o HANA, a última versão de seu software de gestão

A SAP e seus Desafios para Alcançar as Pequenas e Médias Empresas

A SAP é uma das soluções de ERP mais reconhecidas em todo o mundo, utilizada pelas maiores empresas. Agora, visando crescer ainda mais, a companhia alemã tem mirado novos mercados e focado em alcançar as Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

Contudo, para atingir esse objetivo, a SAP precisa desmistificar a visão de que sua solução é robusta e gera engessamento de processos, assim como causa aumento de headcount. Paralelamente aos esforços para superar essa visão que afugenta o mercado de PMEs, a SAP busca convencer mais atuais clientes a migrarem para o S/4 Hana, última versão do software de gestão da multinacional alemã.

De acordo com pesquisa da Rimini, 35% dos pesquisados não têm planos de migrar e 32% estão indecisos sobre essa mudança. É válido analisar esses dados com olhar crítico, uma vez que as cifras são uma ótima notícia para a própria empresa, que vive de vender suporte terceirizado para clientes SAP e Oracle que não querem fazer upgrades. Todavia, a cifra de refratários e indecisos é mais ou menos a mesma da última pesquisa, divulgada em 2017.

- Publicidade -

As principais razões citadas para não migrar incluem “falta de recursos”, “nenhuma justificativa comercial” e uma preferência por “maximizar o investimento em aplicativos atuais”. Essas respostas evidenciam a necessidade de a SAP aprimorar a comunicação a respeito dos benefícios de suas soluções.

O fim do suporte para o Business Suite 7 está programado para 2025, o que ressalta os números da pesquisa da Rimini como um problema real para a SAP em ações para incrementar a adoção do S/4 Hana.

Migração para o SAP S/4HANA

Segundo o diretor geral de Business Development Suite do SAP HANA e aplicativos SAP HANA, Uwe Grigoleit, o SAP S/4HANA “é uma geração inteiramente nova do SAP Business Suite, caracterizado por simplificações, eficiência extraordinariamente maior e recursos atraentes, como opções de planejamento e simulação em várias transações convencionais”.

“O SAP S/4HANA indica um distanciamento do sistema transacional, que simplesmente registra dados, para dar aos usuários suporte ativo a decisões em tempo real, com base em dados de fontes internas e externas”, complementa Grigoleit.

Em relação especificamente à migração para o SAP S/4HANA, o diretor assegurou que é possível migrar personalizações específicas da empresa. “Em princípio, sim. Quando desenvolvemos soluções, tomamos cuidado especial para garantir que elas sejam compatíveis com versões anteriores”.

“Em outras palavras, o cliente pode manter as personalizações e continuar a usá-las após a migração. Entretanto, isso nem sempre se aplica a modificações”, explicou.

- Publicidade -

Ainda de acordo com Uwe Grigoleit, nesse processo de migração, o caminho inicial é migrar para o SAP Business Suite on SAP HANA e, em seguida, implementar pacotes que contenham as simplificações.

Investimentos da SAP em CRM

Em 2018, a SAP lançou o C/4Hana, seu novo CRM. Em um mercado dominado pela Salesforce, a SAP tem visto a perda de market share ao longo da última década.

Neste ponto, novamente, a SAP encara obstáculos em relação à visão de consumidores sobre suas soluções serem robustas e engessadas, enquanto a Salesforce se destaca, justamente, por seu dinamismo.

Em meio a esse cenário, a SAP espera que o C/4Hana impulsione outras soluções. O novo CRM é a aposta da alemã para abrir portas com PMEs. “Provavelmente vamos entrar nessas empresas menores não pelo ERP, mas com o C/4Hana. Investimos na suite justamente pra chegar em empresa de qualquer tamanho. Os clientes não precisam comprar a suite inteira, mas partes dela. Temos casos que começam com um módulo e depois vão expandindo”, destacou Cristina Palmaka, presidente da SAP no Brasil.

Conclusão

Diante da competência e do histórico de sucesso em várias frentes da SAP, é difícil imaginar que a companhia alemã não consiga desmistificar as visões que impedem o avanço de suas soluções. Enquanto concorrentes investem em estratégias de digital, é interessante observar como a SAP utilizará esse canal para aprimorar a comunicação sobre seus produtos.

Se você se interessa por tendências no mercado de tecnologia, aproveite para saber mais sobre como é o comportamento de compra de novas tecnologias e como as empresas podem se posicionar frente aos decisores.

Fonte: Gazeta do Bairro

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na gazetadobairro

Compartilhe este artigo
adbanner