Os segredos do êxito de uma campanha digital famosa

A Whiteboard Friday é um velho conhecido dos estudiosos de SEO. A série de vídeos semanais, com 8 a 12 minutos de duração, é apresentada por Rand Fishkin e a equipe da Moz, e aborda técnicas avançadas de SEO. Mas o que torna a Whiteboard Friday tão especial? A resposta está na estratégia sólida, na ideia simples e no compromisso total com o público que a Moz adotou desde sua fundação em 2004.

A Moz é uma empresa de software como serviço (SaaS), com sede em Seattle, Washington, EUA, que vende planos de um software de análise de marketing focada em SEO. Desde sua fundação, a empresa cresceu de 7 para 134 profissionais, de 800 mil para 29.3 milhões de dólares em receita, e de 1 milhão para mais de 30 milhões anuais de tráfego em seu site e blog. Esse crescimento foi impulsionado por conteúdo direcionado e uma das campanhas mais duradouras do marketing digital, que fizeram de Rand Fishkin uma celebridade e da Moz uma referência mundial em SEO.

Mas como a Whiteboard Friday contribuiu para esse sucesso? A resposta está na trajetória da campanha. Embora tenha sido um fracasso no início, a Moz continuou investindo tempo e recursos no projeto, acreditando que, a longo prazo, a série seria um canal positivo em termos de ROI. Hoje, a Whiteboard Friday é responsável por mais de 24% do tráfego social da Moz, gerando 53 mil visualizações para o site todos os meses.

- Publicidade -

Outro fator que contribuiu para o sucesso da Whiteboard Friday foi a transcrição do conteúdo em vídeo. Embora o vídeo seja audiovisual, o componente textual é muito importante quando se trata de SEO. A Moz transformou o conteúdo em postagens do blog, otimizando a mensagem para alcançar resultados na SERP. Além disso, oferecer diferentes formas de exibição do conteúdo é essencial para atender a todas as preferências do público.

A produção escalável e com qualidade foi outro ponto chave para o sucesso da campanha. Os vídeos semanais são mais fáceis de serem produzidos do que um blog post, levando apenas cerca de uma hora para ficar pronto. Além disso, a Moz usa o Speechpad para extrair o componente de texto dos seus vídeos, permitindo a produção de conteúdo multimídia com qualidade e baixo custo.

Por fim, a Whiteboard Friday contribuiu para o tráfego de referência e compartilhamento social da Moz. Criando um vídeo educacional, a Moz oferece ao público algo que eles querem ver. O vídeo é incorporado em outras páginas, gerando backlinks para o site e aumentando o tráfego para a Moz. Além disso, os botões de compartilhamento social no vídeo incorporado permitem o compartilhamento do conteúdo com facilidade.

Em resumo, a Whiteboard Friday é um exemplo de como uma estratégia sólida, com uma ideia simples e total compromisso com um público pode causar um enorme impacto no reconhecimento de uma marca. A trajetória da campanha, a transcrição do conteúdo em vídeo, a produção escalável e com qualidade, e o tráfego de referência e compartilhamento social foram os principais fatores que contribuíram para o sucesso da Whiteboard Friday e da Moz.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na gazetadobairro

Compartilhe este artigo
adbanner