O Marketing Inovador da Tesla: Revolucionando o Setor Automotivo

A Tesla Motors é uma das principais montadoras de carros elétricos do mercado automobilístico. Desde a sua fundação em 2003, a empresa tem utilizado diversas estratégias de marketing para se destacar e conquistar cada vez mais espaço. Neste texto, você irá conhecer essas estratégias que estão revolucionando o mercado automobilístico.

Antes de falar sobre as estratégias de marketing da Tesla, vamos voltar um pouco no tempo e conhecer um pouco sobre a sua fundação. A Tesla foi criada na Califórnia por Martin Eberhard e Marc Tarpenning em 2003, mas o marco mais importante nos seus primeiros passos foi a entrada, em 2014, do empresário Elon Musk. Desde o seu início, a Tesla produz apenas carros que utilizam energia elétrica como fonte de propulsão.

A primeira estratégia de marketing que a Tesla utiliza é a confiança no próprio produto. Essa é a principal estratégia de marketing que uma empresa pode utilizar e a Tesla faz isso muito bem. A empresa confia em seus produtos e tecnologia elétrica, o que acaba fazendo propaganda da própria marca e instigando as pessoas a comprarem seus modelos.

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Outra estratégia utilizada pela Tesla é que ela não gasta com anúncios. A montadora já possui sua marca estabelecida e com suas ações alternativas de marketing, tem garantido um público fiel. Além disso, a fábrica da Tesla não tem capacidade de atender todas as reservas de carro de uma vez só, nem de produzir todas as baterias necessárias. Por isso, eles preferem não fazer propagandas para não venderem mais do que conseguem produzir.

A Tesla gasta muito menos em anúncios do que outras montadoras consolidadas, como a GM e Ford. Em 2016, a GM gastou mais de 5 bilhões de dólares e a Ford mais de 4 bilhões com marketing, enquanto a Tesla só investiu 48 milhões em marketing. Enquanto isso, a Tesla vendeu cerca de 25 mil unidades de seus veículos nos três primeiros meses de 2017.

A venda direta é outra estratégia utilizada pela Tesla. A empresa não vende seus carros por meio de intermediários, o que faz com que todo o poder de venda esteja nas mãos da montadora. Todos os carros estão disponíveis para compra apenas no site oficial da Tesla.

Além disso, a Tesla disponibiliza uma página chamada Presskit em seu site oficial, onde é possível encontrar todas as informações de todos os veículos da montadora. As informações são passadas de forma clara e objetiva, sem enrolação, facilitando para quem está em dúvida saber qual modelo comprar.

A Tesla também marca presença nas mídias sociais, como Facebook, Youtube, Instagram, entre outras. Manter um perfil atualizado e sempre postar notícias, vídeos e fotos faz com que o público se sinta mais próximo da empresa e esteja sempre informado dos lançamentos e aberturas de vendas. Todas as contas de redes sociais da Tesla são mantidas, monitoradas e alimentadas pela própria montadora.

A Tesla é considerada uma das montadoras mais influentes da internet, liderando o ranking de engajamento sobre carros elétricos. Elon Musk, o CEO da Tesla, também marca presença nas redes sociais, interagindo com os seguidores e divulgando informações sobre a empresa.

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Em conclusão, a Tesla utiliza diversas estratégias de marketing que a têm tornado uma das principais montadoras de carros elétricos do mercado. A confiança no próprio produto, a não-gastar com anúncios, a venda direta, disponibilidade de informações claras e objetivas sobre os modelos da montadora, a presença nas redes sociais e a figura de Elon Musk como CEO são algumas das estratégias que têm garantido o sucesso da Tesla.

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