Montando e Gerenciando uma Equipe de Marketing Eficaz e Diversificada

Montar uma equipe de Marketing é um desafio para agências e empresas, uma vez que esse departamento é crucial para o sucesso de companhias atualmente. Essas equipes têm objetivos claros e, para alcançá-los, há um longo trabalho a ser feito. Nesse caminho, a análise de dados é essencial, assim como outras tarefas em campos variados, como design, SEO, mídias sociais, entre outras.

Diante disso, gestores têm a missão de construir times sólidos, diversificados e com experiência em todas as áreas do Marketing. E grandes esforços devem ser direcionados para estruturar o setor, escolher profissionais qualificados e oferecer a eles a infraestrutura tecnológica necessária.

Uma equipe de Marketing é o time de pessoas que cuida de todas as demandas relacionadas ao setor. Elas serão responsáveis por gerir contas de clientes, receber pedidos, criar campanhas, veicular ações e monitorar resultados. Em meio a tantas obrigações, essas equipes têm crescido com o passar dos anos, principalmente por conta do Marketing Digital.

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Ter mais possibilidades de posicionar uma marca e se comunicar com clientes requer times mais amplos e, principalmente, multidisciplinares. A equipe de Marketing moderna é adaptada ao digital, dominando sempre mais de uma das áreas existentes. O novo perfil profissional é um reflexo das novas tecnologias, ferramentas e, principalmente, do Marketing orientado por dados.

Equipes de Marketing internas ou de agências

Há dois tipos de equipes de Marketing atualmente: as que atuam dentro de empresas (como um setor integrado a toda estrutura da companhia) e as que trabalham dentro das agências de comunicação. Suas estruturas e fluxos de trabalho são influenciados por essas condições, por isso é necessário pontuar os dois tipos de times.

Uma equipe de Marketing alocada dentro de uma empresa trabalha só para um cliente, que é a própria companhia. Em alguns casos, esses times podem também trabalhar com contas de outros negócios, desde que sejam do mesmo grupo, como nos casos de empresas que têm várias marcas.

Já as equipes de agências trabalham com várias contas, de diferentes segmentos. Isso representa um desafio maior, especialmente porque agências precisam ter especialistas em todas as áreas.

Uma equipe de Marketing terá uma série de objetivos em sua rotina de trabalho, sempre relacionado aos seus clientes e suas respectivas estratégias. No entanto, quando falamos de Marketing, de maneira geral, há um objetivo central que rege todas as ações, campanhas e comunicação da empresa: gerar oportunidades de vendas para o negócio.

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Os objetivos secundários são, na verdade, variadas importâncias, de ordem cotidiana, que constroem um trabalho significativo e que gere as vendas para o negócio. Para chegar até essas conversões finais é necessário trabalhar em uma série de vertentes, ou seja, esses objetivos que constroem as obrigações de uma equipe de Marketing.

Estruturar uma equipe de Marketing é um desafio grande que requer entendimento, primeiramente, do que essas pessoas podem entregar em resultados. Há muito a ser conquistado por um time de qualidade, e por isso é essencial saber as razões para montar uma equipe.

Dados são o ativo mais importante do Marketing atualmente. Eles mostram sobre o mercado, sobre a gestão do orçamento do setor, sobre o ROI das campanhas, sobre o comportamento do consumidor e uma série de outras questões. Ter o controle dessas informações, hoje, é praticamente natural ao Marketing, mas a parte mais importante é saber como usá-las.

Usuários da web estão o tempo todo escrevendo sobre o que chega até eles e o que eles veem nas redes sociais. Muitas vezes, essas opiniões são sobre as marcas, as campanhas que elas veiculam, o atendimento que prestam, seus produtos e o que mais for possível. A questão é: um time de Marketing é capaz de monitorar o que é falado sobre a empresa em questão.

Um dos pilares do Inbound é o Marketing de Conteúdo, ou seja, blog posts, ebooks, infográficos e vídeos oferecidos por marcas para educar seus respectivos público. Essa estratégia permite que empresas estejam em destaque no Google, graças ao uso de termos de pesquisas (palavras-chave) que estão em alta com sua audiência.

Toda e qualquer marca precisa se preocupar com o relacionamento com seu público. Esse é um dos pilares do sucesso de empresas e o Marketing tem influência direta no sucesso do alcance desse objetivo. Marcas sólidas são aquelas que estão disponíveis ao consumidor não só para relações de compra a venda, mas também em atendimento e na oferta de oportunidades sob medida.

Conclusão

Montar uma equipe de Marketing é essencial para o sucesso de empresas atualmente, especialmente no contexto do Marketing Digital. É necessário ter um time multidisciplinar e adaptado às novas tecnologias e ferramentas do setor, capaz de transformar dados em ações estratégicas, monitorar a percepção online sobre marcas, criar conteúdo para estratégias Inbound e desenvolver o relacionamento com o público.

Seja em equipes internas ou de agências, é importante estruturar o setor, escolher profissionais qualificados e oferecer a eles a infraestrutura tecnológica necessária. Com isso, é possível alcançar objetivos centrais como gerar oportunidades de vendas para o negócio, assim como objetivos secundários que constroem um trabalho significativo e que gere as vendas para o negócio.

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