Iniciando em Machine Learning

Segundo um relatório da Grand View Research, o mercado de machine learning foi avaliado em US$ 6,9 bilhões em 2018 e a expectativa é que esse número chegue a US$ 96,7 bilhões até 2025. Essa tecnologia tem sido cada vez mais empregada em diferentes setores, levando gestores a investir nela para proporcionar experiências valiosas aos clientes.

Dentre as soluções relacionadas à Inteligência Artificial, o machine learning é um dos que mais tem se destacado, recebendo os maiores recursos de acordo com dados do portal Statista. O aprendizado de máquina pode ajudar empresas de todos os tamanhos a diminuir custos, gerar insights sobre os clientes e otimizar a experiência do cliente.

Entretanto, é preciso cautela antes de adotar ou investir em machine learning. O ideal é entender seus conceitos e como ele pode ajudar ou não uma empresa, principalmente com os tipos de aplicações que poderão ser desenvolvidos a partir dele para uso no negócio. Para trabalhar com machine learning é importante entender seu conceito, o qual é diferente de Inteligência Artificial, embora faça parte dela.

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Um sistema de machine learning precisa de dados para alimentá-lo e esses dados precisam estar limpos e organizados. É importante ainda ter profissionais capacitados para trabalhar no sistema e no algoritmo de ML, como cientistas de dados e engenheiros de machine learning.

O machine learning pode ser empregado em diferentes áreas, como mobilidade, transporte, energia, construção, entre outras. Algumas empresas já estão desenvolvendo soluções que fazem uso dessa tecnologia, como a Immense Simulations, nPlan e Skycatch.

Conforme uma pesquisa do The Boston Consulting Group, a Inteligência Artificial tem se tornado um elemento-chave dentro das empresas que desejam prosperar em um cenário cada vez mais tecnológico. Nesse escopo, o machine learning é uma das tecnologias de maior importância, tendo em vista que envolve justamente o aprendizado de algoritmos para o desenvolvimento de soluções tecnológicas específicas para os negócios das empresas.

Pequenos dados (small data) também podem ser úteis para a nutrição de machine learning, por isso, é importante focar nesse tipo de conteúdo. O machine learning pode ser a virada que seu negócio precisa, desde que adotado com cautela e estratégia.

Fonte: Gazeta do Bairro.

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