Diferença entre psiquiatra, psicólogo e psicanalista

Profissionais podem trabalhar em conjunto no processo de tratamento de um paciente.

Você já se perguntou qual a diferença entre psiquiatra, psicólogo e psicanalista?
Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual profissional procurar quando desejam tratar a saúde mental. Psicólogos, psiquiatras e psicanalistas são três profissões que trabalham com a mente humana, mas possuem abordagens e formações distintas. No entanto, esses três profissionais podem atuar juntos no tratamento ou acompanhamento de um paciente, buscando aumentar a qualidade de vida e promover a saúde. É importante conhecer cada uma dessas profissões para saber qual profissional procurar.

O psicólogo é um profissional formado no curso de psicologia, que dura cerca de cinco anos, e deve ter registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP) para exercer a profissão. Os psicólogos podem atuar em atendimento individual ou em grupo. Eles trabalham com intervenção psicológica, por meio de orientação, diálogo e aconselhamento. Uma das principais habilidades do psicólogo é saber ouvir. Eles podem realizar psicodiagnósticos, orientação vocacional, psicoterapia, tratamento de fobias e atuar em diversas áreas. O campo de atuação do psicólogo é vasto, podendo trabalhar em escolas, equipes esportivas, empresas, clínicas e hospitais. Geralmente, são procurados por pessoas que estão passando por transtornos comportamentais, como crises emocionais, luto, problemas no trabalho ou relacionamentos, depressão, fobias, entre outros. O psicólogo estuda o comportamento humano, faz análises por meio da observação e interação para diagnosticar, prevenir e tratar doenças relacionadas ao sistema emocional. O tratamento com um psicólogo costuma ser de longa duração, pois busca desenvolver a capacidade das pessoas de entenderem as causas de seus problemas e o impacto disso em seus comportamentos. Quando o psicólogo identifica a necessidade de medicamentos, como antidepressivos, ele encaminha o paciente a um psiquiatra.

Psiquiatra

O psiquiatra é o único dos três profissionais mencionados que é médico. Ele se forma em medicina e, em seguida, se especializa em psiquiatria, o que leva cerca de nove a dez anos de formação. Os psiquiatras podem trabalhar em conjunto com outros profissionais no tratamento de um paciente. Durante a especialização, o médico psiquiatra passa por setores como neurologia, emergências e clínica médica para aprender, na prática, como estudar e tratar um paciente. O trabalho do psiquiatra é mais abrangente, pois ele possui conhecimentos em neurologia e psicofarmacologia, o que lhe permite compreender a questão biológica do problema apresentado pelo paciente. Dentre os profissionais que trabalham com a mente humana, o psiquiatra é o único que pode prescrever medicamentos para o paciente. Além do auxílio neurológico, quem está em tratamento com um psiquiatra pode receber auxílio medicamentoso.

Psicanalista

A psicanálise é um método terapêutico proposto pelo médico neurologista Sigmund Freud no século XX, com o objetivo de entender o funcionamento da mente humana, especialmente daqueles que sofrem de problemas mentais. Freud pedia aos seus pacientes que se deitassem em um sofá, conhecido como “divã”, para que se sentissem mais à vontade durante as consultas. A psicanálise é uma linha terapêutica da psicologia, e geralmente os psicanalistas são psicólogos que se especializam nesse tipo de terapia. Também é comum encontrar médicos que são psiquiatras e psicanalistas, o que lhes permite prescrever medicamentos. No entanto, para ser um psicanalista, não é necessário ter formação em psicologia ou medicina. O psicanalista pode ter formação em outras áreas distintas da saúde mental. A especialização em psicanálise dura, em média, dois anos. O psicanalista utiliza associações livres, sonhos e materiais inconscientes do paciente para auxiliá-lo em sua recuperação. Alguns psicanalistas utilizam a técnica da regressão, instruindo o paciente a buscar em sua mente o momento exato de sua vida que possa ter originado as emoções negativas.

É importante lembrar que psicólogos e psiquiatras podem ser psicanalistas, mas nem todo psicanalista é um psicólogo ou psiquiatra, pois ele pode ter formação superior em outras áreas. As diferenças entre os três profissionais são:

Formação

Psicólogos têm formação em psicologia, psiquiatras têm formação em medicina com especialização em psiquiatria, e psicanalistas não têm uma graduação específica, apenas uma especialização na área.

Atuação

Psicólogos podem atuar em clínicas, hospitais, empresas, escolas, entre outros. Psiquiatras atuam em clínicas e hospitais. Psicanalistas atuam em clínicas.

Tratamento

Psicólogos utilizam várias linhas de tratamento. Psiquiatras realizam exames e podem prescrever medicações. Psicanalistas utilizam a psicanálise como método terapêutico.

Público

Psicólogos atendem individualmente ou em grupo. Psiquiatras atendem individualmente. Psicanalistas atendem individualmente ou em grupo.

Medicação

Psicólogos não utilizam medicação. Psiquiatras podem prescrever medicação. Psicanalistas não utilizam medicação.

Lembre de compartilhar este post.

Acompanhe mais Notícias de Curitiba, Notícias do seu bairro e Curiosidades aqui na gazetadobairro

Fonte: Brasil Escola

Compartilhe este artigo