Curitiba é capital campeã do pré-natal

As curitibanas são, entre as gestantes das capitais, as que têm acesso ao maior número de consultas de pré-natal. Segundo o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) do Ministério da Saúde, 22.705 das 25.348, ou seja 89,57% das mães de bebês nascidos em 2010 passaram por sete ou mais consultas médicas antes de dar à luz.
Além da oferta do pré-natal em 109 unidades públicas de saúde espalhadas pela cidade, o nível de escolaridade das gestantes ajuda a explicar a boa adesão ao acompanhamento. Isso porque, também segundo o acompanhamento, 81,8% dos bebês nascidos naquele ano eram filhos de mães com oito ou mais anos de escolaridade. E das 20.716 grávidas com oito anos de estudo em diante, 9.375 haviam concluído curso superior.
Com esse tempo de acompanhamento clínico da gestação, além das consultas, a gestante tem a oportunidade de fazer dezesseis exames e conhecer previamente a maternidade onde nascerá seu filho.
A prevenção da gravidez na adolescência está entre as prioridades do programa Adolescente Saudável, da Secretaria Municipal da Saúde. O assunto também é trabalhado durante o pré-natal das gestantes menores de 20 anos. O objetivo é orientá-la de modo que ela só venha a se tornar mãe novamente quando for mais velha e estiver com a situação escolar e acadêmica encaminhada.
Os dados do Sinasc revelam ainda que metade das mulheres que teve bebês em 2010 tornou-se mãe naquele ano. É que das 25.348 crianças nascidas no período, 12.922 (51% do total) foram seus primeiros filhos.

Compartilhe este artigo
adbanner