Por que acontece o refluxo gástrico?

O refluxo acontece quando os mecanismos de contenção dos líquidos estomacais não funcionam corretamente. Entre o esôfago e a entrada do estômago existe uma espécie de válvula muscular (esfíncter funcional) que regula a entrada e impor que acontece o refluxo gástrico?pede que o conteudo gastrico volte ao esôfago.
Devido a fraquezas ou disfunções musculares, o estômago – que fica no abdômen – se desloca em direção ao tórax e forma a chamada hérnia de hiato. Aí está aberta a passagem para o suco gástrico subir para o esofago , sem a sensação de enjoo ou vômito. Como o líquido estomacal é extremamente ácido, as mucosas do esôfago e da boca reagem e ficam inflamadas e irritadas, o que origina a chamada Doença do Refluxo Gastroesofágico.
Os sintomas são azia, queimação e dor no tórax. Dependendo da agressão sobre o esôfago, o desconforto é tão intenso que parece que a pessoa está tendo um infarto. Também pode ocorrer tosse seca, caso o refluxo atinja a laringe.
Existem vários procedimentos importantes a serem adotados para prevenção. A obesidade é um quadro que favorece a ocorrência de refluxo, assim como o uso de roupas apertadas, pois aumentam a pressão abdominal. Também se deve ter cuidado com alimentos ricos em cafeína (café, chás preto e mate), chocolate, cigarro,molho de tomate, comidas ácidas, e bebidas alcoólicas e gasosas.
A terapia, muitas vezes, é a mudança de comportamento que englobe os cuidados que citei anteriormente junto com o uso de medicamentos. Já em casos mais graves, quando o paciente não aceita ou não responde ao tratamento, o recurso é a cirurgia. O procedimento é realizado por meio da vídeo laparoscopia, que é menos invasiva e com ótimos resultados.

Compartilhe este artigo
adbanner