Medidas que ajudam a economizar energia

As temperaturas elevadas deste verão em todo o Estado chegando na casa dos 30°, eleva também o consumo de energia elétrica. De ventiladores, geladeira até o ar-condicionado mais usados nesta época, a conta de luz tende a se elevar, ficar mais cara.
Algumas mudanças pequenas no uso dos equipamentos podem gerar economia não apenas para os meses de verão, mas se estender para o ano todo.
Os equipamentos que aquecem e também resfriam são os maiores consumidores de energia. É a geladeira, o freezer e o chuveiro os responsáveis por até mais de 50% do valor da conta de luz. No verão, então, onde somam-se principalmente o ar-condicionado e o ventilador, o gasto com energia cresce. “Além disso, as pessoas tendem a diminuir o termostato das geladeiras e dos freezers para o mínimo, aumentando o consumo dos equipamentos”, explicou o gerente da divisão de Eficiência Energética da Copel, André Pedretti.
Veja dicas importantes no site www.copel.com, clicar em “Residencial” e logo após em “Informações” e, no menu, escolher “Uso Eficiente de Energia na sua Casa”. Neste mesmo local está o link para o simulador on-line.

Compartilhe este artigo
adbanner