Carros do Exército Brasileiro, desfile de bandeiras, exemplares de antigos veículos de serviço da Polícia Militar, profissionais de saúde vestidas de mosquito da dengue, escoteiros, agentes da Guarda Municipal e centenas de estudantes de escolas públicas municipais e estaduais de Curitiba. Essas foram algumas das atrações do Desfile Cívico do Pinheirinho, que aconteceu no dia 30 de agosto, na Avenida Wiston Churchill.
O tempo bom colaborou para que cerca de 25 mil pessoas comparecessem ao evento, que abre as comemorações referentes à Semana da Pátria na capital paranaense.
 O prefeito Gustavo Fruet prestigiou o desfile e lembrou que este é um evento que mobiliza os alunos da rede municipal durante boa parte do ano. “É um desfile que completa 16 anos, uma atividade já tradicional na cidade. Eventos como esse têm uma simbologia muito importante e é fundamental passar essa tradição para as outras gerações. É uma demonstração das lutas e das conquistas do nosso País”, destacou o prefeito.
O administrador regional do Pinheirinho, Edgar Otto Hauber Júnior, disse que o desfile cívico, que começa a ser organizado em março, envolve cerca de 25 mil pessoas, entre eles grupos que participam desde a primeira edição, como é o caso dos escoteiros e das escolas municipais da regional Pinheirinho. “É um evento que se tornou um grande marco aqui na região e mais de 5 mil alunos participando do desfile”, comentou.
  O evento contou a participação de todos os núcleos da Regional Pinheirinho e também dos intercambistas do Rotary Club de Curitiba Sítio Cercado o responsável pela decoração do palanque do evento.
Participaram a Banda Lira, Exército, Cindacta, polícias Militar, Civil e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Guarda Mirim, União dos Escoteiros do Brasil, Secretaria Municipal da Saúde, Fundação de Ação Social (FAS), Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), CTG 20 de Setembro, orquestras, fanfarras, moto-clubes, entre outras associações da sociedade civil.
O tema escolhido para a edição deste ano foi “100 Anos do Escotismo no Paraná”.