“Viaduto do Alto Boqueirão em Curitiba finalmente passa por obra após um ano e quatro meses de fechamento”

Foto do viaduto em obras

Viaduto em obras no bairro Alto Boqueirão, em Curitiba

O viaduto localizado no bairro Alto Boqueirão, em Curitiba, que ficou fechado por um ano e quatro meses devido a problemas estruturais, finalmente está passando por obras. Após muitas reclamações dos moradores e motoristas que precisam trafegar pela região, o trabalho de reforço estrutural do viaduto que liga as ruas João Miqueletto e Eduardo Pinto da Rocha sobre a linha férrea, no Alto Boqueirão, teve início nesta semana.

O fechamento do trânsito no viaduto completou um ano e virou notícia na Tribuna. Em março, quando completou um ano fechado, a prefeitura anunciou que liberaria o tráfego para veículos leves. Agora, finalmente, as obras de reforço estrutural estão em andamento.

De acordo com a prefeitura, a obra deverá ser concluída no segundo semestre deste ano, com o objetivo de aumentar a vida útil do viaduto para permitir a passagem apenas de veículos leves.

- Publicidade -

O que será feito no viaduto?

Nesta primeira fase das obras, as equipes estão removendo a capa da parte superior da laje principal do pavimento com rompedores manuais, para que seja colocada uma nova camada. O projeto também prevê o reforço dos quatro pilares existentes nos dois blocos de apoio, garantindo a estabilidade da estrutura. Além disso, serão instalados semipórticos nas vias do entorno para viabilizar a futura liberação dos veículos.

Dois lances de barreiras de concreto tipo New Jersey (simples e dupla) serão implantados nas vias de acesso, nos dois sentidos, além de guard-rails (defensa metálica) sobre o viaduto, que serão concretados com o reforço da base. A Setran elaborou o projeto de sinalização básica do local.

Uma placa indica que a obra custará R$ 1,4 milhão e deve ser concluída em outubro de 2023.

Novo viaduto em desenvolvimento

Paralelamente às obras de reforço da estrutura atual, um projeto de um novo viaduto já está em desenvolvimento pela equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Com a construção futura do novo viaduto, com capacidade para o trânsito pesado, a estrutura atual em reforma será incorporada ao sistema viário como uma passarela de uso diverso para a comunidade.

Foto do novo viaduto em desenvolvimento

- Publicidade -

Estrutura sobrecarregada

O viaduto do Alto Boqueirão tem cerca de 50 anos e foi projetado para suportar um tráfego muito inferior ao que estava recebendo, o que contribuiu para o colapso da estrutura subdimensionada. Por isso, foi necessária a interdição da estrutura.

Um levantamento apontou risco de queda devido a anomalias causadas pela ação do tempo. Para evitar o desabamento, no ano passado, foram contratados projetos e executadas obras de escoramento e reforço da estrutura, com a implantação de vigas metálicas para escorar o viaduto. Duas estruturas com 25 toneladas de aço, entre perfis e cantoneiras, foram montadas sob cada um dos dois blocos de apoio dos pilares que dão sustentação ao viaduto. As vigas implantadas reforçam os pilares existentes e garantem que a linha férrea que passa por baixo do viaduto, em área de domínio da Concessionária Rumo, continue a funcionar sem o perigo de paralisação do fluxo de cargas.

Confira as Notícias de Curitiba e Região na Gazeta do Bairro.

Acompanhe mais notícias de curitiba e região aqui na Gazeta do Bairro

Notícias dos Bairros Curitiba

Fonte: www.tribunapr.com.br

Compartilhe este artigo
adbanner