Renovação da imagem paterna em campanhas para o Dia dos Pais.

O novo papel dos pais na publicidade brasileira

A ideia de pais provedores, responsáveis por suportar financeiramente a família e alheios aos cuidados dos filhos, não representa mais a figura paterna na estrutura familiar. De acordo com pesquisa do Google, essa representação tem levado os pais a não se identificarem com a imagem utilizada na publicidade brasileira.

Os pais esperam ser representados em um novo papel na estrutura familiar, com uma figura mais participativa em casa e protagonista na criação dos filhos. Assim, as marcas que desejam aumentar a venda no Dia dos Pais devem se adequar ao novo perfil de figura paterna. Continue a leitura para saber mais sobre como as marcas podem se adaptar a essa mudança.

Contrastes nas representações da figura paterna

De acordo com o Google Survey, somente 35% dos pais se veem representados nas campanhas publicitárias atuais. Os pais esperam ser retratados como uma figura masculina mais participativa nas atividades domésticas e na criação dos filhos. Isso se alinha a um debate que ganha cada vez mais força, sobre a nova masculinidade, menos tóxica e que busca uma maior igualdade entre os gêneros. Um comportamento que vai ao encontro da demanda das mães por uma divisão igualitária de responsabilidade na criação dos filhos e nos cuidados com a casa.

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Aumento das vendas no Dia dos Pais

O Dia dos Pais tem se mostrado uma data importante para o comércio. Em 2018, houve evolução nas vendas e foi alcançado o melhor desempenho dos últimos 6 anos, com crescimento de 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em relação às datas comemorativas, o Dia dos Pais ficou atrás apenas do Dia das Mães no e-commerce e teve tíquete médio de R$ 409.

Para 2019, 38% das pessoas que responderam a uma pesquisa do Google disseram que vão gastar mais do que no ano anterior.

Apesar do volume de vendas online ser alto em comparação com outras datas, ainda há muito espaço para crescimento. Apenas um em cada cinco consumidores compra pela internet. Como os consumidores tendem a deixar as compras para a última hora, há uma tendência maior de que eles recorram às lojas físicas. Por isso, é percebido um aumento do movimento no comércio offline na data.

Comportamento de busca no Dia dos Pais

Nos últimos 3 anos, entre 2015 e 2018, as buscas sobre o Dia dos Pais tiveram um crescimento médio de 19%, segundo o Google. As marcas devem ficar atentas para quais canais recebem mais pesquisas a respeito da data comemorativa.

Estratégias de marketing de conteúdo para o Dia dos Pais

Para aumentar a visibilidade das marcas e ampliar o potencial de vendas no Dia dos Pais, é importante criar boas estratégias de marketing de conteúdo. É necessário entender quais palavras-chave são mais pesquisadas pelos consumidores e quais canais recebem mais pesquisas.

Além disso, é importante oferecer frete grátis, preços atraentes e prazo curto de entrega para os consumidores que preferem as compras online. Com uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente, as marcas podem se adaptar ao novo papel dos pais na publicidade brasileira e aumentar as vendas na data comemorativa.

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