Inovação define o fim da década, e agora?

A inovação é muito mais do que apenas desenvolvimento de novas tecnologias, produtos ou serviços. Ela envolve a criação de modelos de negócios originais, novas maneiras de proporcionar experiências excepcionais aos clientes, novos procedimentos empresariais e novas formas de ser competitivo no mercado. A inovação tem sido protagonista no mundo dos negócios na última década e em 2020 não será diferente. A internet continuará a desempenhar um papel altamente relevante, assim como a mineração de dados e os sistemas inteligentes. As empresas devem garantir que a inovação faça parte da rotina empresarial para se manterem competitivas.

A Inteligência Artificial (IA) como serviço é uma inovação que já é amplamente aplicada nas empresas atualmente e combinar essa metodologia de gestão empresarial com a tecnologia de IA pode ajudar a reduzir o custo da IA, tornando-a mais acessível às organizações de todos os portes. A IA tem avançado em alguns setores, mas ainda dá passos lentos em outros nichos, como o reconhecimento de voz. A 5G é a próxima promessa e sua velocidade mais rápida e cobertura mais ampla concedida pela tecnologia IoT (Internet das Coisas) ampliará as funcionalidades práticas da tecnologia. A análise preditiva é uma das tendências de inovação em 2020 e pode transformar o relacionamento das empresas com seus clientes, aumentando as taxas de conversão, retenção e fidelização de clientes.

A qualidade é outra tendência de inovação em 2020, com empresas cada vez mais focadas na qualidade em vez da quantidade. A administração da qualidade dos serviços e produtos de uma organização requer investimentos em inovação para controlar e potencializar processos diários. A relevância e seriedade da inovação são fundamentais para a manutenção de um negócio saudável e competitivo. Por isso, empresas devem sempre buscar ações inovadoras para se manterem na vanguarda do mercado.

- Publicidade -

Concluindo, a inovação é um fator chave para as empresas se manterem competitivas e relevantes no mercado. Em 2020, a tendência é que a IA como serviço, a 5G, a análise preditiva e a qualidade sejam os principais focos da inovação. É importante que as empresas invistam em inovação para controlar e potencializar seus processos diários, além de proporcionar experiências excepcionais aos clientes e aumentar as taxas de conversão, retenção e fidelização de clientes, gerando resultados positivos.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na gazetadobairro

Compartilhe este artigo
adbanner