Gestão Efetiva em Crises: Essencial e Visível

A importância da gestão em tempos de crise

Nos últimos quinze anos, o mundo passou por diversas crises, como a financeira global de 2007-2008, o ciberataque WannaCry em 2017 e a pandemia do novo coronavírus. Todas essas situações afetaram empresas em todo o mundo, gerando desafios para a sua sobrevivência.

A gestão em tempos conturbados atua tanto para ajudar a organização a lidar com problemas de escala global quanto para solucionar questões locais ou que dizem respeito especificamente ao negócio, como crise de imagem, mudança comportamental, problemas fiscais, entre outros.

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No entanto, em todas essas situações, é importante não esquecer do fator humano. Os colaboradores são essenciais para a manutenção das atividades e para o crescimento da empresa no mercado. Por isso, é fundamental assegurar um ambiente de trabalho saudável e estabelecer alternativas de trabalho em caso de pandemias ou ataques cibernéticos.

Além disso, é necessário manter uma comunicação transparente com os colaboradores para evitar perda de motivação e outros possíveis problemas psicológicos. As empresas também devem implementar medidas de segurança para os colaboradores poderem retornar às suas atividades profissionais em caso de crise envolvendo questões de saúde.

Existem habilidades fundamentais para lidar com uma crise que precisam ser desenvolvidas, como versatilidade, capacidade de adaptação, inovação, criatividade e inteligência emocional.

Para lidar com a crise, é preciso montar planos de contingência bem estruturados para cumprir os objetivos da empresa e abordar o pós-crise. É importante estabelecer medidas que forneçam apoio tanto para os que sairão quanto para os que permanecerão no negócio, como pacotes de indenização, suporte para recolocação profissional e workshops.

A velocidade de resposta é fundamental para garantir a sobrevivência do negócio e evitar os danos causados pela crise. A equipe de gestão de risco já deve estar estruturada e com planos de ação em tempos amenos ou de prosperidade para a empresa. A rapidez na formulação de respostas para consumidores, fornecedores e outros stakeholders da empresa também é importante.

Em tempos de crise, além de lidar com os seus efeitos mercadológicos, é fundamental gerenciar o fator humano e buscar manter sua equipe unida e engajada para superar os momentos difíceis. A boa gestão em tempos difíceis envolve confortar colaboradores, ser transparente com a equipe e manter uma boa relação com os parceiros da empresa.

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