Educação personalizada com inteligência artificial

A Inteligência Artificial (I.A.) é uma tecnologia que está cada vez mais presente em nossas vidas, desde sistemas de estacionamento automático a robôs de conversação, que tiram dúvidas dos usuários em tempo real. E não seria diferente na educação, que precisa de atualizações há muito tempo. Felizmente, a I.A. está chegando ao mundo acadêmico, com inúmeras aplicações que podem revolucionar a forma como aprendemos.

Abaixo, destacamos algumas das maneiras pelas quais a I.A. está transformando a experiência educacional do futuro:

1. Atividades automatizadas: é possível automatizar a classificação para quase todos os tipos de questões de múltipla escolha e, até mesmo, o registro de notas. A I.A. também permite a automação das tarefas administrativas, o que reduz o tempo necessário para concluir trabalhos e sobra mais para os educadores se dedicarem a outras demandas.

- Publicidade -

2. Software adaptado às necessidades do aluno: a I.A. afeta a educação de maneira significativa na qualidade do aprendizado individualizado. Parte disso já está acontecendo, por meio do crescente número de programas, jogos e softwares de aprendizado adaptativo. Os sistemas respondem às necessidades do aluno, dão mais importância a determinados tópicos e repetem coisas que o usuário não domina, permitindo que cada um siga seu próprio ritmo.

3. Maiores chances de aprendizado: os sistemas de I.A. são capazes de identificar falhas na abordagem ou materiais educacionais que deixam os alunos confusos diante de alguns conceitos. Existem sistemas que, quando um grande número de usuários envia respostas erradas para a mesma atividade, emitem um alerta. A mensagem é personalizada e apresenta dicas para repensar na resposta certa. Isso é útil para entender e memorizar o conceito, de forma que eles não se esqueçam mais.

4. Feedback útil a alunos e educadores: a I.A. fornece feedback valioso para professores e alunos sobre o sucesso dos estudos, de maneira geral. Algumas escolas, especialmente aquelas com ofertas online, estão usando sistemas de monitoramento do progresso dos alunos. Assim, alertam os professores sempre que surgem problemas no desempenho individual.

5. Aprendizagem livre: um sistema inteligente permite experimentar e aprender em um ambiente relativamente livre de julgamento, especialmente quando os tutores de I.A. oferecem soluções para melhoria.

A educação personalizada por I.A. é uma realidade que está se tornando cada vez mais presente, já que permite que cada aluno siga seu próprio ritmo de aprendizado, com conteúdo planejado para suas necessidades. Além disso, a I.A. na educação analisa os dados dos alunos para sugerir o que eles devem aprender, contribuindo para a satisfação do aluno com o curso.

No entanto, é preciso lembrar que a regulamentação da I.A. exigirá discussão pública sobre ética, responsabilidade, transparência e segurança, além de garantir a inclusão na I.A. educacional.

- Publicidade -

Grandes empresas têm ajudado o setor educacional a se modernizar, com softwares de monitoramento de conteúdo, assistentes de ensino assistidos por I.A. e recursos orientados por I.A. nos produtos. A Microsoft, por exemplo, trabalha para garantir que todos os alunos tenham acesso à tecnologia, com recursos como o Presentation Translator e o Seeing AI.

A I.A. está transformando a educação e tornando-a mais personalizada, adaptativa e eficiente. Mas é preciso garantir que sua utilização seja ética, responsável e inclusiva, para que todos possam se beneficiar dessa tecnologia.

Conclusão: A Inteligência Artificial já é uma realidade na educação, permitindo que cada aluno siga seu próprio ritmo de aprendizado, com conteúdo planejado para suas necessidades. No entanto, é preciso lembrar que a regulamentação da I.A. exigirá discussão pública sobre ética, responsabilidade, transparência e segurança, além de garantir a inclusão na I.A. educacional. Grandes empresas têm ajudado o setor educacional a se modernizar, com softwares de monitoramento de conteúdo, assistentes de ensino assistidos por I.A. e recursos orientados por I.A. nos produtos. A I.A. está transformando a educação e tornando-a mais personalizada, adaptativa e eficiente. Mas é preciso garantir que sua utilização seja ética, responsável e inclusiva, para que todos possam se beneficiar dessa tecnologia.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na gazetadobairro

Compartilhe este artigo
adbanner