Conth Contabilidade
Izzy Mais
Menu
Tecnologia

Simepar inaugura primeira estação meteorológica em área montanhosa do Paraná

No Parque Estadual Pico Marumbi

340
Reprodução InternetSimepar inaugura primeira estação meteorológica em área montanhosa do Paraná

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) inaugurou nesta semana a primeira estação meteorológica instalada em área montanhosa do estado.

O novo equipamento foi implantado no Parque Estadual Pico Marumbi, em Morretes, e tem como objetivo aprimorar o monitoramento climático e aumentar a segurança de montanhistas e visitantes.

A estação, que passa a integrar a rede composta por 50 unidades do Simepar, conta com instrumentos modernos como anemômetros, pluviômetros, piranômetros, termohigrômetros e barômetros.

Esses sensores permitem medir com precisão variáveis como velocidade do vento, volume de chuvas, radiação solar, temperatura e umidade.

A instalação teve início na última sexta-feira (22), com apoio da Serra Verde Express no transporte dos equipamentos até o parque. A estrutura foi fixada em concreto e reforçada com cabos de aço, e os testes finais dos sensores devem ser concluídos até quarta-feira (27).

Segundo o gerente de Hidrologia e Infraestrutura do Simepar, José Eduardo Gonçalves, uma segunda estação será instalada em setembro no Pico Olimpo, também dentro do Parque Estadual Pico Marumbi. “Nosso objetivo é compreender melhor a dinâmica climática da região, principalmente em relação às chuvas, que têm impacto direto nas operações de resgate de turistas em áreas de risco”, explicou.

Os dados coletados serão atualizados a cada 15 minutos e disponibilizados no site do Simepar, permitindo maior segurança no planejamento de trilhas e atividades ao ar livre.

Além da nova estação, em agosto o Simepar concluiu a instalação de três pluviômetros ao longo da Estrada da Graciosa, com foco no monitoramento em tempo real do volume de chuvas.


📷  Créditos Simepar 

Os dados vão subsidiar um estudo sobre deslizamentos de terra, que busca identificar o nível crítico de precipitação capaz de provocar escorregamentos na região.

Outra iniciativa prevista é a implantação de dez estações equipadas com GPS, microprocessador e acelerômetro para monitorar o movimento do solo.

A tecnologia vai intensificar o acompanhamento de áreas de risco, especialmente durante a primavera, período marcado por maior incidência de chuvas.

Para garantir respostas rápidas em situações de emergência, o Simepar mantém uma equipe de meteorologistas em alerta 24 horas.

Uma interface gráfica desenvolvida pelo órgão permitirá acionar imediatamente o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) em casos de risco iminente.

As ações fazem parte de um convênio firmado entre o DER/PR e o Simepar, que prevê a implementação de um sistema de previsão de escorregamentos ao longo de 16,08 quilômetros da Estrada da Graciosa.

O investimento é de R$ 1,59 milhão e tem como meta ampliar a segurança viária e reduzir os riscos de acidentes provocados por deslizamentos.

Compartilhe:
Publicado em:
Atualizado em:

Relacionados: Tecnologia

Cometa raro e brilhante poderá ser visto a olho nu no Brasil

Cometa raro e brilhante poderá ser visto a olho nu no Brasil

C/2025 A6 (Lemmon)Tecnologia
Ler artigo
Terra terá o dia mais curto do ano nesta terça-feira

Terra terá o dia mais curto do ano nesta terça-feira

22/07/2025Tecnologia
Ler artigo
Planeta com Água e Potencial para Vida

Planeta com Água e Potencial para Vida

K2-18 bTecnologia
Ler artigo
Telegrama viraliza nas redes

Telegrama viraliza nas redes

“Oi, esqueceu de me bloquear nos Correios”Tecnologia
Ler artigo
Febre das imagens no estilo Ghibli

Febre das imagens no estilo Ghibli

levanta preocupações sobre privacidade de dadosTecnologia
Ler artigo

Sejam muito bem-vindos, novos inscritos!

Empresas Parceiras