Existem vários tipos de Plataformas, as vibratórias e as oscilatórias, assim como as domésticas e as profissionais.

Muitos dizem ter feito plataforma sem saber exatamente qual a plataforma que você usou. Se foi devidamente orientando, corrigindo sua postura, etc. Desenvolvido inicialmente pela NASA para astronautas recuperar mais rapidamente força, massa muscular e óssea, sem gerar impacto, desconforto ou estresse articular, ela trabalha aumentando a força da gravidade exercida sobre o corpo. Isto faz com que, ao mínimo esforço, haja estimulo muscular e deposição de cálcio nos ossos com alta eficácia com as fibras musculares sendo estimuladas pela vibração. Isto nenhum exercício pode fazer por você (por isso ela é tão eficiente).
Efeitos benéficos da vibração em pacientes com dores musculoesqueléticas nas plataformas profissionais, ao contrário das oscilatórias (vendidas como vibratórias quando não são) que podem causar danos em pacientes com lesões de quadril, joelho, tornozelo e coluna
Utilizada com auxílio de professional habilitado pode melhor a drenagem linfática, a circulação, o alongamento, relaxar a musculatura, equilibrando a quantidade de HZ (hertz) diferentemente de um paciente que quer ganhar força, resistência e potência muscular.
Se você estiver torto em cima do equipamento, você fortalecerá esse músculo de forma errada e isso pode te causar dores e problemas posturais.
O tempo de exercício na plataforma é de 15 a 30 minutos, não devendo passar disso em nenhuma hipótese.

 

Abaixo algumas indicações do uso do aparelho:
• Aumenta a força explosiva e resistência física;
• Redução da pressão arterial, melhora do débito cardíaco;
• Acelera a recuperação pós-esforço;
• Ajuda na remoção de ácido lático;
• Aumenta velocidade de reação;
• Relaxamento, alongamento e prolongamento muscular;
• Estimula a produção hormonal;
• Zero de impacto articular (indicado para osteopenias)
• Fortalece 3x mais rápido, 1 aula de Plataforma equivale a 3 de musculação;
• Queima de 300 a 700 calorias por aula;
• Melhora a produção de colágeno;
• Indicado pela sociedade brasileira de diabéticos;
• Reabilitação: melhora a ganho de força, massa muscular, alongamento e líquido sinovial (artrose), sem sobrecarregar articulações e ligamentos; Um aumento na circulação sanguínea e fluxo linfático;
• Melhora do equilíbrio, estimula a propriocepção (percepção do corpo no espaço) e provoca efeitos na postura de adultos;
• Problemas respiratórios: Mobiliza secreção pulmonar e fortalece a musculatura respiratória;
• Drenagem linfática mecânica e Prevenção e redução da celulite: Um estudo para comparativos de diversos métodos, 60 pessoas em 6 meses, demonstram redução de 25,68% da celulite com plataforma ; e 32,30% Plataforma + cardio (40 horas);
• Aumenta a densidade óssea: estimula a proliferação de osteoblastos. Rubin, e Verschueren et al (2004), revelaram melhoras significativas no aumento de massa óssea em mulheres pós – menopausa.

Faça agora o seu cálculo de força:
Exemplo: Indivíduo de 50 Kg fazendo um agachamento
com mais 50 kg de acessórios:
Força = M (Seu Peso + Peso acessórios) x a (9,8) = FORÇA (N)
SEM PLATAFORMA: Força= (50+50) x 9,8 | Força = 980 N
COM PLATAFORMA: Força= (50+50) x (3 x 9,8) | Força = 2940 N